PUB
Recheio 2024 Institucional

Passagem de ano

Passagem de ano
Receber 2015 em espírito de festa

A pouco tempo das primeiras badaladas de 2015, a cidade do Porto já está preparada para receber o novo ano com uma programação especial.

As ruas encheram-se de luz e de motivos natalícios uma semana antes do habitual e a Avenida dos Aliados – a sala de visitas da Invicta – será, uma vez mais, o palco principal da festa de passagem de ano. Além do tradicional fogo de artifício, que promete colorir o céu ao som de brindes a novos recomeços, estão agendados dois concertos que decorrerão ali mesmo, no coração da cidade.

Assim, a partir das 22h30, o ritmo de festa será imposto pela voz dos Clã, banda que junta Manuela Azevedo, Fernando Gonçalves, Hélder Gonçalves, Miguel Ferreira, Pedro Biscaia e Pedro Rito. Depois, a estreia do novo ano ficará a cargo dos claExpensive Soul, que lançaram, recentemente, o álbum “Sonhador”, gravado com a participação de mais de 20 músicos. De recordar que, no ano passado, mais de 100 mil pessoas celebraram o Reveillon na Baixa da cidade, número que a autarquia portuense pretende, agora, igualar ou superar.

A energia do samba nas boas-vindas a 2015
E se a animação e o calor das noites cariocas teima em conquistar-lhe o pensamento nestes dias frios de inverno, a Casa da Música (CdM) sugere-lhe uma passagem de ano animada pelos grandes compositores do samba. No restaurante do equipamento cultural, será possível saborear uma mão cheia de sabores requintados, confecionados pelo Chef Artur Gomes. Paté de foie gras com compota de marmelo, folhado de leitão com chutney de laranja, garoupa assada com aromas de caldeirada de lagosta e batata doce, lombo de novilho em capa mole de foie gras com couve flor e cogumelos selvagens e guloseima de chocolate e frutos vermelhos são algumas das propostas integradas no menu (85 euros), que permite ainda desfrutar da vivacidade da banda Quintal do Samba, especialista em recriar os tão apreciados serões brasileiros. O espumante e as uvas passas também estão garantidos na despedida de 2014.

hard_club_edifDrum & Bass, Hip-Hop, House e Techno no Hard Club
Para os apreciadores de outros estilos musicais, o Hard Club abrirá as suas portas com um cartaz que promete 12 horas de música nonstop. Na Sala 1 vai reinar o Drum & Bass, com atuações de Total Science, DJ A.M.C, Meth e Cruk, este último numa estreia em território português. A liderar “a armada nacional” estarão Nuno Forte e Hi Fidel Cartel, Dogz United, Patmac e Filipe Saraiva. Na Sala 2, Hip-Hop e R’N’B serão os ingredientes principais, num line-up com a curadoria do Dj Slimcutz. Assim, as escolhas recairam nos DJ’s D-One, Spot, Score, Suprhyme, Dezanove e Crava e ainda No Future e coletivo Monster Jinx. A mesma sala terá, depois, um after hours dedicado a House e Techno, com Philly (da dupla Freshkitos) a liderar a pista matinal, acompanhado por Cheve, Revolver e Jam13. O preço dos bilhetes varia entre os cinco e os dez euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

the_yeatmanBuffets distintos na primeira refeição do ano
Se preferir receber 2015 junto da família e de olhos postos no Douro, o The Yeatman, situado em Vila Nova de Gaia, apresenta uma mão cheia de sugestões para o primeiro almoço do ano, aliando as opções gastronómicas do Chefe Ricardo Costa e as seleções da diretora de vinhos Beatriz Machado. Em comunicado enviado às redações, o hotel vínico de luxo adiantou que o almoço de 1 de janeiro será servido em dois buffets distintos – pratos frios e quentes – cada um deles com cerca de uma dezena de opções com selo de qualidade e de criatividade do Chefe Estrela Michelin.

Entre as sugestões frias estão, por exemplo, Peixes fumados com Creme Freche e Flor de Alcaparras, Presunto de Porco Bísaro, Carpaccio de Vitela com lascas de Parmesão e Rúcula selvagem, Prato de Enchidos regionais com Pickles caseiros, Taça de Mariscos cozidos e Salada de Sapateira. No que aos pratos quentes diz respeito, a escolha continua a ser diversificada: Caldo de Aves clarificado com Raviólis de Cogumelos, Espargos verdes e Ovos de Codorniz; Cherne com molho de Lavagante, Mexilhão e Caril; Carré de Borrego à provençal com Batata gratinada e Tomates recheados com Ratatouille; Jarret de Vitela de Leite glaciada, Cogumelos, Castanhas e molho de Gengibre. As sobremesas serão igualmente servidas em regime buffet, com uma mão cheia de opções, desde Tarte de Frutos Vermelhos com Canela ‘quente’ a Bilharacos de Abóbora. O almoço terá um custo de 75 euros por pessoa (37,50 menu de crianças).

Dança, humor e fantasia invadem Matosinhos até 4 de janeiro
A entrada no novo ano também pode ser assinalada, entre miúdos e graúdos, com a magia do musical “A Branca de Neve no Gelo”, em exibição, no Mar Shopping, em Matosinhos, até 4 de janeiro. Rita Ribeiro, Isaac Alfaiate e Afonso Vilela dão corpo ao elenco principal da peça, nos papéis de Rainha, Príncipe e Caçador, respetivamente. O espetáculo tem argumento de Ana Queirós, direção artística, encenação e orquestração dos irmãos Guimarães, João e Artur, e coreografia de Joana Quelhas, sendo que a direção de atores é assinada por Pedro Lamares.

branca_de_neve_geloA dispensar apresentações, Rita Ribeiro conta com um extenso portefólio, sobretudo em teatro. “Maria Callas”, “Maldita Cocaína” e “Passa por mim no Rossio” são alguns dos trabalhos musicais em que se destacou, todos de Filipe La Féria. Com um longo currículo em televisão – em produções da TVI como “Morangos Com Açúcar”, “Anjo Meu”, “Destinos Cruzados”, “Doce Tentação”, “Deixa que te Leve”, “A Outra” ou “Beijo do Escorpião” – Isaac Alfaiate está agora a estrear-se no teatro musical, vestindo a pele do vaidoso Príncipe que salva a Branca de Neve das artimanhas da Rainha.

A essência da música de Strauss no Grande Concerto de Ano Novo
A encerrar as programações de passagem de ano, a 11 de janeiro, o Coliseu do Porto vai receber o Concerto de Ano Novo, pela The Original Johann Strauss Orchestra. Antes de irem para as grandes salas de concertos e de chegarem a todo o mundo através da televisão, as valsas eram interpretadas por orquestras de câmara e tocavam-se nas mais elegantes salas dos palácios para uma distinta aristocracia e burguesia. É nesse espírito que a formação, composta por cerca de três dezenas de músicos, levará a toda a Europa a essência da música do conhecido compositor, com paragem obrigatória na cidade do Porto. Está preparado para receber 2015 da ‘braços abertos’?

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem