A Câmara Municipal do Porto tomou a decisão de proceder ao encerramento de todos os parques urbanos devido às ocorrências causadas pelo mau tempo. Até às 12h50 foram registadas 40 ocorrências pelo que a Polícia Municipal e a Proteção Civil apelam à população para evitar “zonas com arvoredo na cidade”.
“Quem não precise de utilizar a viatura pessoal que não faça hoje durante o dia e evite as zonas com algum com arvoredo. Aliás, a Câmara Municipal do Porto acabou de encerrar todos os parques urbanos”, recomendou António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, durante a remoção da árvore de grande porte que caiu na Praça da República, resultando no corte total de trânsito na via, segundo avança o portal de notícias da autarquia.
De acordo com a mesma fonte, e citado pela Agência Lusa, António Leitão da Silva acrescentou que também foi registada a queda de uma árvore de grande porte na Avenida Fernão de Magalhães, próximo à rotunda da Areosa, causando “danos numa viatura e na via pública, sem feridos a registar”. A zona marginal da Avenida Dom Carlos I também se encontra cortada ao trânsito, assim como o sentido “ascendente” da Avenida Fernão Magalhães, devido ao mau tempo.
O comandante da Polícia Municipal do Porto apela, ainda, que os automobilistas não estacionem junto de zonas com árvores e adianta que “se houver necessidade também se vai cortar uma parte da Avenida Brasil, na Foz do Porto, por estar junto à costa marítima”.
Recorde-se que o distrito do Porto encontra-se em Alerta Vermelho (o mais grave numa escala de três níveis: amarelo, laranja e vermelho) até às 15h00 de sexta-feira, dia 3 de novembro.
Foto: Sami Aksu / Pexels