PUB
Recheio 2024 Institucional

Parque das Águas do Porto recebe instalação artística

Parque das Águas do Porto recebe instalação artística

Esta sexta-feira, 29 de abril, o Parque das Águas do Porto recebe uma instalação artística muito especial, desenvolvida a partir de materiais naturais de plantas invasoras das serras do Porto, em concreto a acácia dealbata, e que procura “sensibilizar e incentivar o respeito pela biodiversidade”.

Concebida pela artista plástica Gabriela Gomes, a instalação site-specific explora a “plasticidade e expressividade dos materiais naturais, através da sua transformação no objeto artístico”, observa a Câmara Municipal do Porto.

Em causa, segundo adianta, está uma “uma peça de arte ambiental, efémera e biodegradável que respeita o ciclo natural da vida”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além de alertar para a importância do respeito pelos sistemas naturais e pela biodiversidade, a autora pretende também, com este trabalho, “fomentar novas reflexões sobre a sustentabilidade nas artes através de experiências estéticas desenvolvidas pelo cruzamento da prática artística e das questões ambientais”.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a empresa municipal Águas e Energia do Porto, o Parque das Serras do Porto e a Associação de Proteção dos rios Sousa e Ferreira e conta com o apoio do Ministério da Cultura.

Fotografia: Gabriela Gomes _ Porto.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem