PUB
Recheio 2024 Institucional

Parque das Águas do Porto recebe “Fontes Secretas”

Parque das Águas do Porto recebe

O verão é a altura do ano em que os portuenses, geralmente, optam por sair da cidade para férias, no entanto, uma coisa é certa: quem ficar por cá, fica muito bem e as distrações não faltam. Assim, a Águas e Energia do Porto, juntamente com o M.Ou.Co, espaço cultural e hoteleiro, organizam o evento “Fontes Secretas”, este domingo, 30 de julho, a partir das 10h, no Parque das Águas.

As atividades irão acontecer até ao dia 17 de setembro e variedade, mais uma vez, é o que não falta. Desde música, a natureza, passando também por outras formas de cultura, a programação conterá sempre surpresas, a cada fim de semana, numa oportunidade imperdível que promete dar a conhecer mais acerca do património histórico do Porto.

Em relação às “Fontes Secretas”, pode-se esperar de tudo menos uma coisa: mais do mesmo. De acordo com o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e tal como cita o portal de notícias do município, “vamos ter música, sempre adaptada ao próprio espaço, mas também instalações artísticas, aulas de yoga, entre muitas outras surpresas. No primeiro fim-de-semana, por exemplo, teremos um workshop de Circo, com a artista Dayanis Turca Marrero”.

Para além da atração óbvia, relacionada com as atividades, o Parque das Águas diferencia-se, na medida em que contempla, por si mesmo, um património riquíssimo, com uma beleza assinalável presente nas fontes, chafarizes e arcas de água, com cerca de quatro séculos de história.

O espaço é assim, não só um dos parque mais secretos e emblemáticos do Porto, como também um grande coração verde da cidade, devido à quantidade de arvoredo que o rodeia, desde sobreiros, carvalhos, magnólias e eucaliptos.

Se, por algum motivo, se questionar para quem é que o evento “Fontes Secretas” se destina, a resposta é fácil e plausível: para todos. Tanto poderá ser um excelente plano de domingo em família, como uma visita entre amigos, ou até mesmo o destino ideal para ir na sua própria companhia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Até ao dia 17 de setembro, os domingos vão ser de atividades, entre as 10h e as 16h, numa sucessão de eventos gratuitos, em que o estacionamento, também ele, é gratuito. Se preferir utilizar os transportes públicos, não há motivo para preocupação, até porque a Estação de Metro do Heroísmo e de Campanhã fica a escassos metros do Parque das Águas. 

Em relação à programação do dia 30 de julho, o dia começa, das 10h às 11h, com Dayanis Turca Marrero, num workshop de circo. Depois, das 12h às 14h30, será o artista Manu que irá fazer um espetáculo de música itinerante. Das 14h30 às 15h, é hora de ouvir um concerto na fonte, por intermédio de Michele Mara. Por fim, o dia encerra com um “Concerto no Eucalipto”, por parte de Clube do Choro.

Para além destes eventos com hora limite, o dia contará com algumas apresentações que decorrem do início ao fim do dia. Assim, das 10h às 16h, poder-se-á assistir, também, nas Instalações Artísticas, a “Fonte de Som”, por intermédia de Logic is Overrated; e “Studiolo Gráfico”, de Samuel Wenceslau. 

Existirá, ainda, artesanato urbano entre as 10h e as 16h, assim como “Imersão Visual na Estufa”, numa história que nos conta o Porto, enquanto “cidade das águas”. 

As “Fontes Secretas” chegam, então, este domingo, 30 de julho, ao Parque das Águas, e prometem trazer os portuenses a um evento, onde há entretenimento para todos os gostos.

Foto: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz