PUB
CMPorto

Parque Biológico de Gaia vai receber dois linces ibéricos

Parque Biológico de Gaia vai receber dois linces ibéricos

Em breve, o Parque Biológico de Gaia vai receber dois novos habitantes no seu espaço. Em causa estão dois linces ibéricos, que vão poder ser observados pelos visitantes do equipamento.

De forma a receber em segurança estes animais, e segundo o protocolo assumido com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, os linces necessitam de instalações próprias, com características muito específicas, o que obrigou o município gaiense a investir 377 mil euros na construção de um cercado de 506 m².

A obra em causa, de acordo com informação avançada pela autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, já está em curso e tem previsão de execução de 120 dias. Apenas quando os trabalhos estiverem finalizados é que os linces podem ser transferidos para o Parque Biológico.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“O local em questão insere-se numa área em que estão localizadas outras espécies que coabitam o ecossistema do lince ibérico, como os javalis e os corços, sendo que também as espécies vegetais ali existentes são as mais adequadas para os animais em questão”, lê-se no comunicado divulgado pelo município, que adianta ainda que estes poderão ser contemplados através de um vidro, uma vez que o “objetivo é limitar a exposição dos animais ao ruído exterior”.

Assim sendo, e de forma a provocar o “menor stress ambiental possível para os novos hóspedes do parque”, também não será possível a existência de qualquer cercado de animais a menos de 20 metros dos limites.

De referir que os trabalhos anunciados incluem uma “sala de isolamento pensada para o caso de ser necessário afastar um dos espécimes”, sendo as “divisórias constituídas por paredes, para minimizar o contacto e uma eventual disseminação de doenças”. “No interior do espaço de apoio, existirá outra sala de apoio (veterinário) que permitirá a lavagem de taças de alimentação, a preparação de alimentação e a localização de outros equipamentos, como sistemas de videovigilância”, completa a Câmara Municipal de Gaia.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz