PUB
Junta da Galiza

Parque Biológico de Gaia tem cada vez mais visitantes e os números continuam a aumentar

Parque Biológico de Gaia tem cada vez mais visitantes e os números continuam a aumentar

No ano em que o Parque Biológico de Gaia celebrou o seu quadragésimo aniversário, os números não mentem e indicam que o público cada vez mais procura este parque. De acordo com a Câmara de Gaia, o parque recebeu 118.627 visitantes em 2023, mais 44.458 do que em 2022.

Recentemente, foram investidos 300 mil euros na compra de 16 hectares de terra, com a aquisição adicional de quatro hectares em andamento. As obras para a construção de instalações dedicadas à receção de dois linces ibéricos, previstos para chegar em setembro deste ano, já estão em andamento, graças a um investimento municipal de 380 mil euros. 

Como refere a mesma fonte de informação, a requalificação do auditório também está em andamento desde 4 de março, com uma previsão de duração de 180 dias e um investimento de 400 mil euros.

No Parque Biológico de Gaia, as melhorias são constantes. Posto isto, em breve, iniciar-se-á a expansão da área de estacionamento para autocaravanas e a construção de um edifício de apoio, com previsão de duração de 200 dias e um investimento de 480 mil euros. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além disso, estão planeados projetos para remodelação e ampliação do edifício principal, com um investimento estimado entre 2,5 e 3 milhões de euros, assim como o desenvolvimento do Centro de Acolhimento do Parque Biológico, cujo projeto de arquitetura será lançado no mês de maio, com um custo inicial de 70 mil euros. 

O processo de adjudicação levará em consideração não apenas o preço, mas também critérios como solução arquitetónica, funcionalidade, inovação e adaptação às mudanças climáticas, incluindo eficiência energética e reutilização de água.

Está prevista a realização de um concurso público para a execução dessas obras em 2026, com uma duração aproximada de um ano. Além disso, em breve será lançado o “passaporte anual”, um documento que inclui 31 desafios divulgados nas redes sociais em datas comemorativas ao longo do ano. 

Os participantes que completarem pelo menos 15 desafios receberão prémios, incluindo entradas anuais no parque e ingressos para eventos especiais.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem