![Parque Ambiental de São Brás inaugurado este sábado](https://viva-porto.pt/wp-content/uploads/2015/04/pq_ambiental_sbras.jpg)
O novo equipamento custou 1,6 milhões de euros e é o último de um conjunto de espaços verdes concretizados nos últimos cinco anos no concelho, nos quais a Câmara de Matosinhos investiu cerca de três milhões de euros. O novo Parque ocupa uma área de cerca de três hectares, munida com percursos de lazer e pontos de estadia, uma casa agrícola e um eira recuperadas, nas quais serão desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas e programas de educação ambiental.
Financiado em 85% por fundos comunitários, o Parque Ambiental do Monte de São Brás será o “centro nevrálgico da gestão de todos os espaços verdes do concelho, produzindo as árvores e flores necessárias à respetiva manutenção”, contando com três edifícios de apoio e cinco estufas, refere a autarquia em comunicado.
Nos últimos cinco anos, foram inaugurados no concelho o jardim e o parque infantil da Agudela, em 2010, o Parque das Austrálias, em 2013, e o Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos, em 2014.