O Museu de Orsay, em Paris, assinalou o centenário da morte de Gustave Eiffel, o “construtor de pontes”, esta quarta-feira, dia 27 de dezembro. Além da publicação nas redes sociais onde recorda algumas das suas obras, entre elas a construção da Ponte Dona Maria Pia, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, o museu tem patente uma exposição sobre o autor, que poderá ser vista até 4 de fevereiro de 2024.
“O Museu de Orsay comemora o centenário da morte deste grande engenheiro com a exposição «Gustave Eiffel, construtor de pontes». Foi a construção de pontes metálicas que lhe deu a oportunidade de se destacar na França e no exterior”, lê-se no Instagram do Museu de Orsay.
A Ponte Dona Maria Pia celebrou 146 anos da sua inauguração, no passado mês de novembro. Na altura, o Jornal de Notícias avançou que “ a promotora Margem a Margem, SA, que já tinha apresentado um projeto em 2018, apresentava agora um novo deixando de fora a adaptação do antigo ramal da Alfândega, já que o ramal está a ser alvo de um protocolo entre a Câmara do Porto e a IP”, de acordo com o Porto Canal, focando-se “na ponte e no acesso ao parque Maria Pia, em Vila Nova de Gaia”, num projeto cujo orçamento é de “entre os três e os quatro milhões de euros”.
Segundo as declarações prestadas pela IP – Infraestruturas Portugal, gestora da ponte, ao Porto Canal, “não há nenhum projeto aprovado para esta ponte”, o que não impediu a Câmara Municipal do Porto de apresentar um “estudo para reativar o Ramal de Alfandega”, em outubro.
A IP afirmou que “será também avaliada a utilização da ponte” numa análise que “terá que ser conjuntamente, além da IP, com a autarquia de Gaia e Porto”.
Foto: CM Porto (Arquivo)