Sogrape

Paranhos prepara eleições em segurança

Paranhos prepara eleições em segurança

A cerca de quinze dias dos portugueses se dirigirem às urnas para escolher o novo Presidente da República, a Junta de Freguesia de Paranhos anunciou um conjunto de alterações, que pretendem “garantir o cumprimento das regras da Direção-Geral de Saúde”, numa altura em que o país enfrenta um crescimento do número de casos de covid-19. 

Para começar, a autarquia, liderada por Alberto Machado, criou mais mesas de voto, para garantir que “o número de eleitores por mesa não ultrapasse sensivelmente os mil eleitores”. 

Além disso, alterou os locais de voto, nomeadamente os situados nas escolas de 1.º ciclo, para garantir que “o acesso às secções de voto se faz em espaços mais amplos, em maior segurança e de acordo com as recomendações das Autoridades de Saúde”. 

Os novos locais situam-se nas escolas do 2.º e 3.º ciclos, considerados “espaços maiores e que possuem melhores condições para cumprimento das normas da DGS”. 

Paralelamente, a Junta de Freguesia revela que criou “circuitos de entrada e saída dos eleitores nas escolas” e afastou “todas as mesas de voto afim de se evitar a acumulação de pessoas”. 

Com estas medidas, a autarquia pretende “evitar aglomerações nos acessos às mesas de voto”, “garantir o distanciamento físico dos eleitores” e “possibilitar maior acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada”. 

Note-se que as eleições para a Presidência da República estão marcadas para 24 de janeiro.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem