PUB
Recheio 2024 Institucional

Papelaria Modelo

Papelaria Modelo

Existe desde 1921 e sempre foi uma referência na venda de materiais de desenho, pintura e arquitetura. Na Papelaria Modelo, “que mantém a sua estrutura física quase intacta há cem anos” tudo é característico, desde a sua arquitetura, o mobiliário e até mesmo o cheiro, inconfundível segundo os milhares de clientes que já a visitaram.

Por aqui, orgulha-se Magali Marinho, já passaram estudantes de Belas-Artes e Arquitetura, que se transformaram “em artistas e arquitetos de renome”. “Termos a oportunidade de acompanhar essa evolução mútua é um privilégio”, afirma a responsável, que assume a gerência do espaço desde 2016, ao lado do irmão, David Marinho.

Os irmãos decidiram dar continuidade à casa, que outrora já funcionou como Papelaria dos Lóios, pelo respeito que, desde cedo, sentiam por esta “herança da cidade”. “Ambos trabalhamos na área, eu na artística e o David na venda de material de arte. Sentimos que podíamos dar uma contribuição positiva, potenciando novas dinâmicas e estratégias para se manter atualizada e competitiva na área”.

E, passados cerca de cinco anos, o resultado está à vista: a Modelo continua a assumir-se, hoje, como um dos principais espaços comerciais do Grande Porto, ganhando cada vez mais notoriedade além fronteiras. À tradição centenária do negócio, os novos proprietários juntaram-lhe inovação e muita dedicação, numa “estratégia de evolução” que pretende chegar ao maior número de pessoas, com “artigos de confiança e qualidade”.

A aposta na presença digital – quer nas redes sociais como na proposta de loja online – foi imediata. “É uma excelente montra”, sobretudo no atual contexto de pandemia, considera Magali Marinho. Contudo, o investimento vai muito mais além. Para estarem sempre informados das necessidades e desejos dos seus clientes, os irmãos rumam, frequentemente, a feiras internacionais de papelaria, design e belas artes. O objetivo, explicam, é conhecer e disponibilizar as melhores marcas e as novidades que vão surgindo.

“O cliente cada vez mais sabe o que quer e, por isso, tem que se estar recorrentemente atualizado. O que nos diferencia de outras estruturas é precisamente esse conhecimento intrínseco da nossa área de atuação, o que leva o cliente a poder confiar em nós”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Adicionalmente, os atuais gestores da Modelo, que sucederam ao proprietário com 92 anos, realizam também “ações de formação, workshops e demonstrações ligados às áreas artísticas, como o desenho, a pintura, a ilustração e a caligrafia”. Nestas atividades, são convidados “artistas para darem a conhecer o seu trabalho aos potenciais interessados e, simultaneamente, dar a conhecer o seu trabalho aos potenciais interessados e partilhar algum conhecimento com os clientes da loja”.

“Cada recanto deste mobiliário em madeira, tão bem preservado, relembra-nos a importância da sua história”, afirma Magali Marinho.

Desta forma, é também possível fortalecer os “vínculos com a comunidade de clientes”, uma das características intrínsecas da casa. O atendimento personalizado é também uma das imagens de marca da Papelaria Modelo, primando por um contacto sempre muito próximo e direto com todos os que visitam a loja. “Temos muitas vezes gerações de clientes que nos frequentam desde o avô, filho, neto, e até bisnetos, e nos relatam o prazer de aqui entrar e reviver determinado tempo através do espaço e cheiros característicos”, confidencia a responsável. 

Na papelaria Modelo, é possível encontrar material de arte, arquitetura, design, bricolage, manualidades criativas assim como material técnico de desenho, escrita e caligrafia. Além disso, cada vez mais, a montra dá destaque a produtos ligados à “papelaria premium”, de marcas e designers mais difíceis de encontrar, e artigos de artesanato, ilustração e gifts diferenciados. “Tentamos sempre trabalhar com autores portugueses, mas também com marcas internacionais de grande qualidade”, completam os responsáveis.

Para Magali Marinho, o espaço destaca-se também pelo seu “espaço físico”, com o “mobiliário em madeira, as vitrines em vidro, fachada característica e inscrições de Arte Nova” que dão uma “experiência diferenciada e genuína”.

Em breve, a centenária Modelo irá lançar mais uma novidade relativamente à venda online de artigos mais específicos de papelaria.

Papelaria Modelo
Largo dos Lóios, 76
4050-338 Porto

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem