PUB
CIN - Branco Perfeito

Papa Bento XVI anuncia resignação por estar “sem forças”

Papa Bento XVI anuncia resignação por estar “sem forças”

Durante um discurso proferido esta manhã, o Papa explicou a razão da saída: “O vigor quer do corpo quer do espírito (…) nos últimos meses foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado”. Ratzinger irá, por isso, resignar às 20h00 [19h00 em Portugal] do próximo dia 28.
”Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja”, começou por afirmar o papa, num discurso feito em latim. “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino”, confessou Bento XVI, que será o primeiro pontífice a renunciar em quase 600 anos.

O ex-cardeal Ratzinger, de 85 anos, foi eleito Papa em abril de 2005, depois da morte de João Paulo II.
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem