Philips

Pandemia acelerou a transformação digital das empresas do Porto

Pandemia acelerou a transformação digital das empresas do Porto

A maioria das empresas do Porto considera que a pandemia de covid-19 acelerou o processo de transformação digital (80%) e que a possibilidade de trabalho remoto é valorizada pelos trabalhadores (90%), de acordo com um estudo desenvolvido pelo Porto. for Talent, braço do gabinete de atração de investimento InvestPorto. 

“Teletrabalho e Covid 19: Mudanças e adaptação”, “Impactos do teletrabalho” e “Perspetivas” foram as principais áreas abordadas durante o estudo, que pretendeu “esmiuçar como as empresas e os profissionais se adaptaram a uma nova realidade de trabalho imposta pela pandemia”, explica a Câmara Municipal do Porto. 

As conclusões apontam, assim, para “um conjunto de mudanças nas organizações com repercussões a longo prazo”. “100% dos profissionais valorizam a possibilidade de trabalhar remotamente e opinam que a adaptação ao teletrabalho foi mais fácil do que o esperado”, acreditando que este irá “continuar a marcar a vida das organizações”. 

“A grande maioria das empresas e dos trabalhadores acreditam que os novos modelos de organização do trabalho irão conduzir, num futuro próximo, à necessidade de novas competências, atribuindo neste contexto um papel de relevo às competências emocionais e sociais”. 

Contudo, realça o Porto., a maioria dos profissionais defende não ser possível ou conveniente que o trabalho venha a ser totalmente remoto.    

Em relação ao futuro das organizações, a análise revela que a grande maioria das empresas (84%) não equaciona fechar escritórios ou espaços de trabalho no Porto nem prevê mudar para outra cidade ou região (94%). 

A investigação em causa, que envolveu uma centena de empresas, sucedeu a uma primeira, realizada em junho, que concluía que a maioria das empresas instaladas na cidade mantinham intactos os planos de investimento, mesmo num cenário de crise.  

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.