O edifício do Palácio dos Correios, nos Aliados, ganhou a edição deste ano do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Comércio & Serviços.
O arquiteto Ginestal Machado foi o responsável pelo projeto de intervenção e comenta que “o que era um pesadelo tornou-se hoje um orgulho”, comparando o trabalho ao de um “cirurgião plástico”.
Originalmente, o Palácio dos Correio foi concebido pelas mãos de Carlos Ramos, antigo diretor da Escola de Belas Artes do Porto, no entanto, segundo Ginestal Machado tratava-se de uma “obra inacabada”.
“Hoje é uma referência. Está em harmonia com as ruas do Estêvão e do Bonjardim”, salienta, completando que “o grande buraco que existia deu lugar a um parque de estacionamento” integrado no imóvel.
O renovado Palácio dos Correios distingue-se pelo “jardim vertical”, visível a partir do exterior e que “confere frescura à cidade”. Já no interior, na sala de exposições, pode-se ver obras do mestre José Rodrigues, assim como a grande cúpula de vidro, “se não é a maior, é uma das maiores cúpulas de vidro e aço da cidade do Porto”.
Recorde-se que o de reabilitação deu entrada na Câmara do Porto em 2016 e foi evoluindo, tendo terminado em plena pandemia no ano de 2020.
Conheça a lista de todos os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022:
- Residencial, Rua Ivens 18-28 (Lisboa);
- Comércio & Serviços, Palácio dos Correios (Porto);
- Turístico, Hotel M.Ou.Co (Porto);
- Impacto Social, Teatro Jordão e Garagem Avenida (Guimarães);
- Cidade de Lisboa, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa);
- Cidade do Porto, Hotel Eurostars Aliados (Porto);
- Intervenção inferior a 1000 m2, Casa na Mãe de Deus (Ponta Delgada);
- Intervenção de restauro, Edifício Municipal Casa da Calçada (Viseu);
- Reabilitação estrutural, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa) e Hotel Eurostars Aliados (Porto);
- Sustentabilidade, Edifício Litografia Lusitana (Porto).