PUB
Recheio 2024 Profissional

Palácio de Cristal: conheça a história por detrás do verde dos jardins

Palácio de Cristal: conheça a história por detrás do verde dos jardins

Ser do Porto é ter como referência o Palácio de Cristal, sempre que se quer combinar uma saída com amigos ou família, perto da zona em questão. Afinal de contas, quem é que não conhece o Palácio? Quem nunca deu uma boa caminhada e aproveitou para dizer olá aos pavões, que encantam, ainda mais, um sítio que, por si só, já é cheio de encantos?

Trata-se de um local cheio de história e que, todos os dias, é palco de conversas ao abrigo do verde das árvores, proporcionando, também, uma excelente vista panorâmica para a cidade mais bonita do mundo: a Invicta, pois claro.

Diz-se que compreendemos o presente, quando nos informamos acerca do passado. Assim sendo, porque não conhecer um bocadinho acerca do palácio e da sua história?

Foto: Monumentos Desaparecidos

O Palácio de Cristal, localizado na cidade do Porto, foi construído como parte da Exposição Internacional do Porto, realizada em 1865 para promover a indústria e a cultura da cidade.

O palácio foi projetado pelo arquiteto inglês Thomas Dillen Jones e a sua estrutura principal era feita de ferro e vidro, dando ao edifício uma aparência elegante e transparente. Sabia, por exemplo, que ele foi inspirado pelo Crystal Palace de Londres, que é visitado, todos os anos, por milhares e milhares de turistas de todo o mundo?

Ao todo, o edifício tinha, aproximadamente, 150 metros de comprimento e 72 de largura, sendo que era dividido em vários espaços. A título de curiosidade, o Palácio de Cristal, na altura, continha, dentro de si dois históricos teatros: o Teatro Gil Vicente e o Teatro Popular.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ainda assim, o foco principal foi, como referido, a Exposição Internacional do Porto, em que o Palácio de Cristal abrigou uma variedade de exposições, incluindo obras de arte, produtos industriais e agrícolas, avanços tecnológicos e muito mais. Foi um grande sucesso e atraiu visitantes de várias partes do mundo. É verdade. Muitas pessoas viajavam a Portugal, mais especificamente ao Porto, só para ir a um local que, para nós, faz parte do nosso imaginário desde crianças.

No entanto, existe um parêntesis importante a fazer. Ao contrário de hoje, em que é uma zona frequentada por todos, independentemente das suas classes sociais, o Palácio de Cristal original, outrora, era frequentado, essencialmente, pela “nata” da sociedade. Para ter uma ideia, a inauguração do espaço contou, entre muitas outras figuras de relevo, com a presença da Família Real Britânica.

Há cerca de 70 anos, em 1951, foi demolido devido ao desgaste e a problemas de estrutura. No mesmo local, foi construído um novo pavilhão, cujo nome foi atribuído em homenagem a um das melhores atletas portuguesas de sempre: Rosa Mota.

Foto: Monumentos Desaparecidos

Hoje em dia, para além do pavilhão, quando falamos em Palácio de Cristal, se calhar até nos lembramos mais depressa dos belos jardins que sempre rodearam este local, tão emblemático e importante para a cidade do Porto. Sabia, por exemplo, que era um local onde filhos de famílias burguesas, na época, tinham encontros românticos?

Assim sendo, já sabe, da próxima vez que passar pelo Palácio de Cristal, lembre-se que está a pisar, provavelmente, terra que o Rei de Inglaterra já terá pisado.

Fica a curiosidade de mais uma das várias histórias que o Porto tem para contar.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce