Se está à procura do destino ideal para a sua “escapadinha” de inverno a poucas horas de distância, Ourense, com o seu casco histórico e cenários naturais que deixam qualquer um “de queixo caído”, é a escolha ideal para si. A cerca de duas horas de carro do Porto, esta cidade proporciona uma combinação única de tradição e relaxamento, numa experiência inesquecível.
“A Capital Termal da Galiza”
Não é à toa que Ourense é considerada “a Capital Termal da Galiza”. A tradição termal remonta a séculos, sendo Ourense um dos destinos mais antigos e respeitados da Europa para este tipo de tratamento natural.
Com a piscina termal “As Burgas”, mesmo no coração da cidade, poderá usufruir de um momento relaxante enquanto aprecia a beleza do “casco antiguo” e da tradição tão presente nas ruas e ruelas que o rodeiam.
Se, por outro lado, prefere descontrair com uma paisagem natural deslumbrante, a sugestão vai para as Termas d’A Chavasqueira. A cerca de 10 minutos de carro (ou 30 a pé, pela Ponte Romana) do casco histórico, estas termas naturais públicas (e grátis) ao lado do Rio Miño, são um verdadeiro oásis e prometem uma sensação terapêutica que o vão deixar rejuvenescido.
Casco histórico
Explorar as ruas e os becos do centro histórico de Ourense é algo que não pode perder. Descubra os encantos e espaços emblemáticos da cidade como, por exemplo, a Plaza Mayor, o Parque de San Lazaro e a imponente Catedral de Ourense, uma obra-prima da arquitetura gótica, que o leva numa viagem no tempo à era medieval.
Se com tanto passeio ficar com sede, saiba que tem uma vasta oferta de “tascas” e pubs pelo caminho. É o caso do Miudiño, que além dos cocktails e da cerveja artesanal oferece um ambiente acolhedor repleto de livros, antiguidades e até um piano, que vai certamente conquistar os seus seguidores nas redes sociais.
Gastronomia ourensana
E como quem bebe quer comer, não esqueçamos um outro grande destaque da cultura galega: a sua gastronomia. Delicie-se com os pratos tradicionais de ourense, como o pulpo à galega (polvo à galega), o lacón con grelos (espécie de presunto seco galego com grelos) ou o cocido/pote galego (cozido galego). A lampreia e as enguias do rio Miño também são destaque na culinária ourensana.
Entroido
Ourense é, ainda, conhecida como a capital galega do Carnaval uma vez que oferece, não um, nem dois, nem três, mas quatro carnavais! O Entroido (Entrudo), que irá decorrer em fevereiro ou março deste ano (a anunciar), é uma das principais festividades da cidade e reúne quatro propostas distintas, com uma vasta programação, para todos os gostos. De acordo com o site oficial do Turismo de Ourense, serão cinco dias de festa sem parar, com muita música, desfiles, cor e folia.
Mercados tradicionais
Como sabemos que vai gostar da experiência nesta cidade, deixamos-lhe a sugestão de fazer a última paragem na Plaza de Abastos, o mercado tradicional de Ourense.
No interior do edifício histórico é possível encontrar talhos e barracas de carne de porco, peixe e lacticínios, enquanto no exterior estão as floristas, bancas de fruta, sementes e plantas. Outra característica muito típica do mercado é o seu “rianxo”, onde pequenos produtores vendem diariamente o excedente das suas hortas privadas.
Também pode encontrar lojinhas que vendem vestuário e objetos diversos, como ímanes, postais ou outras recordações temáticas. E nada melhor do que trazer como recordação um pouco de Ourense para casa, não é verdade?
Como pode ver, não faltam motivos para visitar Ourense. Comece já a planear a sua “escapadinha de inverno” e aproveite tudo o que esta cidade galega tem para oferecer!
Foto de capa: Turismo de Ourense