PUB
Recheio 2024 Profissional

Os Universos Paralelos de Francisco Vasconcelos na Cooperativa Árvore

Os Universos Paralelos de Francisco Vasconcelos na Cooperativa Árvore
No dia 7 de abril, pelas 18h, é inaugurada a  exposição de Francisco Vasconcelos, “Multiverse”, nas salas 2 e 3 da Cooperativa árvore.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Francisco Vasconcelos, natural de Leça da Palmeira, Portugal, atualmente reside e trabalha em Maastricht, na Holanda. Licenciado em Arquitetura, estagiou em Tóquio e desde então está ativamente envolvido no estudo e pesquisa da ‘fenomenologia’ através da arquitetura e fotografia. Desde cedo começou a fotografar o quotidiano das cidades nos países onde viveu: Portugal, Grécia, Japão, Alemanha e Holanda”, lê-se no comunicado.
Das experiências anteriores e guiado pelos recentes avanços no campo da física quântica emerge o presente trabalho que questiona a noção de realidade. Alicerçado no conceito de “multiverso”, um estado no qual, através da análise dos fenómenos quânticos, emerge a noção de que não existe apenas um universo e pondera-se a existência de outros, simultâneos ou não, neste “tecido espaço-tempo” em que podemos equacionar até mesmo realidades paralelas em diferentes relações com o mesmo “tecido”. É o confronto com a representação destas perspetivas através da fotografia, retratando a nossa vida diária e os seus múltiplos fenómenos urbanos e relacionando-os com a conceptualização “multiverse” que nesta exposição nos é proposto.
Francisco Vasconcelos “usa uma técnica de múltipla-exposição e, através de múltiplos ‘layers’  e texturas da paisagem, constrói novos universos alternando entre estes diferentes conceitos de realidades alternativas ou paralelas. Se estas variações da realidade existem ou não, se elas fazem parte de uma realidade maior ou de apenas uma, provavelmente só conheceremos aquela que os nossos sentidos nos permitem experienciar”.
A exposição ficará patente ao público até 1 de maio.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile