PUB
CIN - Branco Perfeito

Os Tipos De Investimentos Mais Populares Em Portugal

Os Tipos De Investimentos Mais Populares Em Portugal

Investir nem sempre foi fácil. Até à pouco tempo, só era possível investir nos mais através de instituições financeiras e bancos, que geralmente estavam sujeitos a comissões de gestão elevadas. 

A introdução de novos instrumentos financeiros e o lançamento de plataformas especializadas permitiu reduzir as comissões e tornar os investimentos mais acessíveis ao público geral.

Atualmente, muitos portugueses já investem nos mais variados produtos financeiros, incluindo commodities, certificados de aforro, imobiliário e fundos de índices cotados (ETFs). Saiba no que consistem estes investimentos:

Commodities

Os commodities consistem em matérias-primas, como produtos agrícolas (milho, açúcar e trigo), minerais (ouro, petróleo Brent e ferro) ou financeiros (moeda e títulos de dívida). O seu valor depende da oferta/procura, eventos políticos e condições climáticas, por exemplo.

Antigamente, era necessário possuir espaço em armazém para adquirir commodities. No entanto, após o lançamento das plataformas de investimento, tornou-se possível comprar estes ativos sem necessidade de armazenar o produto tangível. 

Certificados de Aforro

Os certificados de aforro são uma das formas mais seguras de investir. Isto porque são instrumentos de dívida pública com capital garantido, ou seja, o Estado Português garante que receberá os juros associados ao seu investimento.

A rentabilidade dos certificados de aforro é definida pela taxa Euribor a três meses (até 2,5%). Dependendo do número de anos investidos, podem acrescer prémios de permanência de 0,25% até 1,75%. O banco CTT é responsável pela emissão e gestão dos certificados de aforro.

Mercado Imobiliário

Existem três formas de investir no mercado imobiliário – adquirir uma propriedade, crowdfunding ou através de fundos imobiliários. As últimas duas opções oferecem inúmeras vantagens, nomeadamente no que diz respeito ao capital necessário e à rentabilidade.

O crowdfunding, ou investimento coletivo, consiste na angariação de fundos para financiar o lançamentos de projetos ou produtos numa grande variedade de mercados, incluindo o imobiliário. Em troca, os investidores recebem juros no seu investimento.

Por outro lado, os fundos imobiliários são adquiridos através de bancos ou plataformas de trading e são geridos de forma profissional. São considerados investimentos de baixo risco e com uma rentabilidade de até 5%.

Fundos de Índices Cotados (ETFs)

Os ETFs, do inglês “Exchange-Traded Funds”, são um tipo de investimento semelhante aos fundos mútuos, mas com a vantagem de que podem ser negociados em bolsa. Estes instrumentos financeiros podem seguir vários índices, como ações, criptomoedas, commodities ou bonds.

O que torna os ETFs populares é a sua versatilidade e facilidade de aquisição. Isto porque permitem investir numa grande variedade de setores sem a necessidade de adquirir cada produto financeiro individualmente. Além disso, o valor do índice é sempre inferior ao das empresas nele contidas.

Artigo patrocinado

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem