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Os segredos para uma vida ativa e saudável

Os segredos para uma vida ativa e saudável

Com o verão a aproximar-se, e volvido um ano que pode ter sido mais sedentário para grande parte da população portuguesa, devido a dois confinamentos gerais, são cada vez mais os cidadãos que procuram alguns cuidados a ter para se manterem mais saudáveis. Primeiro, por causa da saúde e depois porque, mais do que nunca, querem estar em forma para a nova época balnear, que arranca, oficialmente, a 12 de junho.

O segredo, de acordo com os especialistas de saúde, é aliar escolhas alimentares equilibradas a uma prática regular de exercício físico. Ao juntar estes dois cuidados, os cidadãos conseguirão “um organismo mais são e uma imunidade mais reforçada”.

“Conjugue um treino aeróbio diário [andar a pé, andar de bicicleta, correr, nadar ou remar, por exemplo] com exercícios de força e de treino muscular, duas a três vezes por semana, de preferência em dias não consecutivos”, aconselhou Teresa Branco.

De acordo com a fisiologista de controlo e da gestão de peso, no que respeita à alimentação, o pequeno-almoço, considerado a mais importante refeição do dia, deve incluir sempre uma peça de fruta, uma fonte de proteínas saudáveis e hidratos de carbono de absorção lenta. A sugestão passa pelo consumo de queijo, fiambre e/ou ovo, além de pão escuro, apontou, de acordo com O Sapo.

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Outro conselho passa por encher metade do prato com vegetais, seja ao almoço ou ao jantar, e reduzir a quantidade de hidratos de carbono, sobretudo à noite. Os legumes devem ser consumidos, preferencialmente, cozidos “em água temperada com (pouco) sal e regados com um fio de azeite” ou então salteados em azeite e alho.

Além disso, explica a especialista, devem ser combinados com peixe cozido ou grelhado e com carne cozida ou grelhada, sem molhos.

Na hora dos lanches, devem ser privilegiadas as frutas, sobretudo as da época, acompanhadas por frutos secos a gosto, como nozes, amêndoas, pinhões, avelãs e passas de uva.

No final do dia, e para quem tem o hábito de petiscar antes do jantar, Teresa Branco diz que se deve dar preferência ao queijo fresco ou a um punhado de frutos secos. “Em alternativa, dois quadrados de chocolate preto. Não mais do que isso!”, destacou.

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