CIN Nováqua

Os nomes dos lugares mais estranhos de Portugal

Os nomes dos lugares mais estranhos de Portugal

Desde 2020 que os portugueses têm aproveitado para conhecer um pouco mais Portugal, passando as suas férias “cá dentro”. E, de acordo com os vários estudos sobre o tema, a previsão é que, este ano, a tendência se mantenha.

Entre os vários planeamentos, de passagem por alguns locais ou mesmo em conversa com outros amigos e/ou familiares, têm-se surpreendido com designações bastante peculiares. Alguns causam estranheza, outros parecem ser indizíveis e existem ainda os que provocam um riso tremendo… No entanto, e como bem diz Fernando Pessoa, a verdade é que “primeiro estranha-se, depois entranha-se” e, geralmente, são, inclusive, os nomes mais estranhos que dificilmente se esquecem.

Se, por acaso, não conhece o local de Punhete, Cabrões, Aliviada, Cemitério ou Senhora do Alívio, saiba que não precisa de apanhar um avião para os conhecer. Basta pegar no seu carro ou mota e partir à descoberta dos nomes mais estranhos de Portugal. Curiosamente, todos estes se localizam no distrito do Porto, mas existem outros tantos, igualmente curiosos, espalhados de Norte a Sul de Portugal.

Na região Norte, por exemplo, pode ainda encontrar os lugares de Porca, Cabrão e Rego do Azar, ambos em Ponte de Lima, o lugar de Rato, em Vila Nova de Famalicão, Angústias e Porreiras, em Paredes de Coura, e Coxo e Traseiros, em Oliveira de Azeméis.

No município de Terras do Bouro, situa-se uma das terras que ficou amplamente conhecida no último ano, com diversos cidadãos a tirarem uma fotografia junto à placa que apresenta a designação do local. Trata-se da freguesia de Covide, com pouco mais de 300 habitantes, mas repleta de “um admirável legado patrimonial”, como descreve a Câmara Municipal. Em Covide, é possível descobrir uma panóplia diversificada de ofertas no que à atividade turística diz respeito, como o Trilho Pedestre Calçada da Calcedónia ou a Fraga da Cidade.

Se, por acaso, quiser partir à descoberta da Picha, saiba que fica em Pedrogão Grande, concelho onde poderá encontrar também a Venda da Gaita. Já em Castro d’Aire, encontra a terra que é conhecida como o Colo do Pito, designação que advém do tempo dos romanos, que a batizaram de “Colum Pinctum, ou Colina Pintada”. No Fundão, o Lavacolhos é o lugar com a designação mais insólita e em Tavira, concretamente na União das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira, conhecida como uma das zonas mais bonitas do Algarve, destaca-se a aldeia do Sítio das Solteiras.

Registe todos estes nomes, estranhos, mas deveras curiosos, na sua agenda e comece, já, a preparar uma viagem pelos lugares mais estranhos de Portugal. Acredite que se surpreenderá com muitos deles, ricos em história, atividades turísticas e, claro, boa gastronomia.

Conheça alguns dos nomes dos locais mais estranhos de Portugal

Mal Lavado – Odemira
Carro Queimado – Vila Real
Pouca Farinha – Sabugal
Degolados – Campo Maior
Deixa-o-Resto – Santiago do Cacém
Aliviada – Marco de Canaveses
Amor – Leiria
Angústias – Paredes de Coura
Às Dez – Angra do Heroísmo
Bagaceira – Calheta
Bexiga – Tomar
Cabrão – Ponte de Lima
Cabrões – Santo Tirso
Cama Porca – Alhandra
Catraia do Buraco – Belmonte
Cemitério – Paços de Ferreira
Chiqueiro – Lousã
Colo do Pito – Castro d’Aire
Coxo – Oliveira de Azeméis
Endiabrada – Aljezur e Odemira
Esgravatadouro – Monchique
Focinho de Cão – Aljustrel
Garanhão – Ponte da Barca
Máquina – Cabeceiras de Basto
Mata Mouros – Vila do Bispo
Mata Porcas – Lagos e Mochique
Monte dos Tesos – Avis
Orelhudo – Coimbra
Pedaço Mau – Vila Nova de Ourém
Pés Escaldados – Arganil
Picha – Pedrógão Grande
Pobreza – Caminha
Porca – Ponte de Lima
Punhete – Valongo
Purgatório – Albufeira
Quinta de Comichão – Guarda
Rabo de Porco – Penela
Rato – Vila Nova de Famalicão
Ratoeira – Vila Nova de Cerveira
Rego do Azar – Ponte de Lima
Rio Seco dos Marmelos – Ferreira do Alentejo
Senhora do Alívio – Baião
Sítio das Solteiras – Tavira
Terra da Gaja – Lousã
Traseiros – Oliveira de Azeméis
Vaginha – Vagos
Vale da Rata – Almodôvar
Venda da Porca – Estremoz
Venda das Pulgas – Mafra
Venda das Raparigas – Alcobaça
Vergas – Vagos
Vila Nova do Coito – Santarém
Vila dos Prazeres – Ourém
Venda da Gaita – Pedrógão Grande

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/marca-propria-pingo-doce/go-active/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=130721-lancamento&utm_campaign=goactive

Viva! no Instagram. Siga-nos.