CIN - Branco Perfeito

Os motivos que tornaram o Porto uma das cidades favoritas dos nómadas digitais

Os motivos que tornaram o Porto uma das cidades favoritas dos nómadas digitais

Recentemente, a cidade do Porto foi uma das eleitas pela Spotahome, uma plataforma de arrendamento que combina o setor imobiliário com a tecnologia, como uma das melhores localizações para quem trabalha a partir de casa. O Porto surge mesmo no topo da lista, à frente de cidades icónicas como Florença, Amesterdão e Praga. 

Mas quais são os motivos que tornam o Porto numa das cidades favoritas dos nómadas digitais? É o que vamos descobrir em seguida! 

Motivos que trazem os nómadas digitais até ao Porto

Apesar de Lisboa ser uma cidade maior e mais internacional, cada vez mais nómadas optam por experienciar a vida no Porto. Um dos fatores é seguramente o maior calor humano, tão caraterístico do norte do país, mas existem outros motivos. 

Contacto com o povo

O povo do Porto, e de forma geral, de todo a região norte é conhecido pela sua genuinidade e por saber receber bem. Muitas nómadas digitais procuram mais do que bonitas paisagens e pretendem, na verdade, conhecer realmente as pessoas e as formas de viver das regiões que visitam. 

Ao visitar uma cidade como o Porto têm a oportunidade de conhecer mais tradições e costumes, ficando assim com uma ideia mais genuína sobre Portugal e as suas gentes. 

Riqueza histórica e cultural

Quem pretende investir algum do seu tempo livre a conhecer marcos históricos e culturais das regiões que visita, encontra nesta cidade um grande número de opções. Afinal de contas, o Porto é a cidade que emprestou o seu nome ao país. É verdadeiramente um local onde o velho mundo encontra a modernidade.

O cais da Ribeira é Património Mundial da UNESCO e constitui a porta de entrada para todo um mundo de experiências: bons restaurantes, entretenimento, passeios de barco e claro, degustação de vinhos. A Ponte Dom Luís, com mais de 100 anos, oferece vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro. 

E existe ainda o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos e a Sé Catedral, marcos de uma cidade repleta de história. 

Gastronomia e vinho reconhecido mundialmente

Um dos atrativos de se trabalhar remotamente, enquanto se explora o mundo, é a oportunidade de se conhecer outras gastronomias. Nesse aspeto, o Porto destaca-se claramente da maioria dos destinos europeus. De uma forma geral, a comida nesta cidade é de boa qualidade, tem preço acessível e é servida em proporções generosas. Ainda é possível almoçar, com direito a sopa e café, por menos de 10 euros, algo que é quase utópico na capital do país. 

Contudo, quem procura experiências de degustação mais sofisticadas, também encontra restaurantes de excelente qualidade, incluindo vários espaços galardoados com estrelas Michelin. O Mercado do Bom Sucesso, que oferece um espaço central de refeições, bem no seu centro, representa uma ótima oportunidade para se descobrir diversas facetas da gastronomia portuguesa.

Diversidade de espaços adaptados ao estilo de vida dos nómadas digitais

O Porto destaca-se ainda no que diz respeito à qualidade e diversidade das estruturas e dos espaços capazes de suportar a estadia dos nómadas digitais. Atualmente, existe uma boa oferta de espaços de coworking, permitindo que estes profissionais tenham acesso a locais onde podem trabalhar de forma confortável e onde também podem fazer novos contactos e parcerias. Existe também um bom número de alojamentos com localização central, que permitem explorar, de forma fácil, os principais atrativos da cidade. 

De acordo com a Awisee, uma Agência de SEO Portugal que conta com vários trabalhadores em regime remoto, a cidade do Porto é mesmo uma das favoritas do seu pessoal, devido às ótimas condições que oferece. Esta agência destaca também a proximidade do Porto relativamente a outras cidades interessantes, como Guimarães, Braga e mesmo Vigo. 

Artigo patrocinado

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem