CM Matosinhos

Os feriados e fins de semana alargados de 2022

Os feriados e fins de semana alargados de 2022

Esta sexta-feira assinala-se o último dia do ano e o pensamento já só está no próximo. Renova-se a esperança de que 2022 seja, finalmente, um ano de paz, longe da pandemia de covid-19, e que seja possível usufruir de todos os planos que foram sendo adiados ao longo dos últimos dois anos.

Assim, para entrar no próximo ano com o pé direito e começar, já, a organizar a sua agenda é importante que saiba todos os feriados, pontes e fins de semana prolongados que pode aproveitar para fazer uma viagem, desfrutar plenamente de um evento mais especial ou, simplesmente, fazer uma espécie de detox do trabalho.

O feriado de 1 de janeiro praticamente não entra nas contas, porque, este ano, calha a um sábado. E até gozarem um dia da semana em casa os portugueses têm que esperar, pelo menos, dois meses. Alguns, na verdade, porque falamos do dia 1 de março, data em que, no próximo ano, se assinala o dia de Carnaval, uma festividade que não integra a lista de feriados oficiais, pelo que dependerá das entidades empregadoras darem ou não esse dia aos funcionários.

Já em abril, o calendário do próximo ano traz a possibilidade de usufruir de dois fins de semana de três dias. O primeiro a 15, 16 e 17 de abril, graças ao feriado da sexta-feira Santa, que calha no dia 15, e o segundo a 23, 24 e 25 de abril, devido ao Dia da Liberdade, que acontece a uma segunda-feira.

Em 2022, o feriado de 1 de maio voltará a acontecer ao fim de semana, desta vez a um domingo, pelo que não haverá margem para fins de semana alargados.

As boas notícias propriamente ditas chegam no decorrer de junho, o mês em que será possível fazer mais pontes, com a junção dos feriados nacionais e municipais. O primeiro acontece a 10 de junho, uma sexta-feira, data em que se assinala o Dia de Portugal e de Camões.

Por sua vez, os cidadãos que trabalham em Lisboa, por exemplo, terão logo a seguir o feriado de Dia de Santo António, 13 de junho, a uma segunda-feira, para aproveitar, seguindo-se, depois, a nível nacional, o feriado de Corpo de Deus, que acontece a uma quinta-feira, dia 16, o que dá a possibilidade de tirar o dia de sexta-feira e, assim, ficar com um fim de semana de quatro dias.

O primeiro mês de verão encerra com um presente especial para os trabalhadores da cidade do Porto, que podem ainda gozar o feriado de São João, 24 de junho, também a uma sexta-feira, o que lhes dará direito a um fim de semana prolongado.

Julho será, como habitual, um mês sem feriados nacionais ou possibilidades de pontes, mas agosto presenteia, no próximo ano, os portugueses com o dia da Assunção da Nossa Senhora, 15 de agosto, a realizar-se a uma segunda-feira.

Logo depois surge o feriado de 5 de outubro, Dia da Implantação da República, data em que será possível usufruir de um descanso a meio da semana, quarta-feira, ou então aproveitar alguns dias que tenha por tirar e aproveitar o resto da semana para descansar.

Até ao final do ano, haverá ainda mais quatro feriados, sendo que apenas três vão coincidir com dias úteis. O primeiro acontece a 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, que se vai assinalar a uma terça-feira, e os restantes a 1 e 8 de dezembro, ambos a uma quinta-feira.

Em 2022, o dia de Natal, 25 de dezembro, voltará, à semelhança deste ano, celebrar-se ao fim de semana, desta vez ao domingo.

A lista completa dos feriados do próximo ano:
1 de janeiro – Ano Novo
1 de março – Carnaval (facultativo)
15 de abril – Sexta-feira Santa
17 de abril – Páscoa
25 de abril – Dia da Liberdade
1 de maio – Dia do Trabalhador
10 de junho – Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas
13 de junho – Santo António (Feriado municipal de Lisboa)
16 de junho – Corpo de Deus
24 de junho – São João (Feriado municipal do Porto)
15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora
5 de outubro – Implantação da República
1 de novembro – Dia de Todos os Santos
1 de dezembro – Restauração da Independência
8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição
25 de dezembro – Natal

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.