PUB
Recheio 2024 Institucional

Os 10 parques naturais mais populares em Portugal

Os 10 parques naturais mais populares em Portugal

No dia em que se celebra o Dia Europeu dos Parques, 24 de maio, a VIVA! diz-lhe quais são os dez parques naturais mais populares em Portugal e que deve conhecer este verão.

A classificação é da responsabilidade da Musement, plataforma de reserva de atividades no destino, que elaborou uma pesquisa com base no número de avaliações recebidas no Google. “Para a realização do estudo, foram consideradas todas as zonas incluídas na Rede Nacional de Áreas Protegidas”, refere a nota imprensa.

O resultado é uma lista completa de lugares com paisagens naturais maravilhosas e que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida.

Em primeiro lugar, com mais de 36 mil avaliações está o Parque Natural Sintra. Com mais de 14.000 hectares “as suas principais atrações incluem a vegetação da Serra de Sintra e a rica flora dos parques da Pena e de Monserrate”. Além destes aspetos, “o património histórico e arquitetónico da área é incomparável”, sendo exemplo disso o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio da Pena e o Castelo de Mouros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Foto: Parques de Sintra (Facebook)

O Parque Natural da Arrábida, que reúne 26.018 avaliações e conquista o segundo lugar, “é famoso pelas suas serras calcárias e pelas suas abruptas falésias, cujos tons claros contrastam com o azul do mar”. As praias do parque, como a Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida são muito procuradas no verão para um dia de praia. “Visitar o Convento da Arrábida, que parece saído de um conto de fadas, e provar as iguarias locais, como o queijo de Azeitão e o moscatel de Setúbal são imprescindíveis”, afirma o documento.

Foto: Visit Portugal

Segue-se o Parque Nacional da Peneda Gerês com 22.375 avaliações. Entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, a Serra da Peneda em conjunto com a do Gerês constituem a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional. “Em todos os tons de verde, a vegetação exuberante que cobre as serras inclui uma floresta de azevinho”, descreve a Visit Portugal, destacando também rios, ribeiras e cascatas, bem como as barragens da Caniçada, Vilarinho das Furnas ou Portela do Homem.

Foto: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (Facebook)

Salientar ainda a Norte do país a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, com mais de 4 mil e 600 avaliações. Trata-se de uma área, com 8,5 km de extensão, de grande valor histórico e simbólico pelo seu pioneirismo da conservação da natureza. “Atualmente é um local de refúgio de mais de uma centena de espécies de pássaros, em especial aves migratórias. É também uma área única no litoral norte português pela biodiversidade que alberga a nível da flora, anfíbios, répteis, aves e mamíferos”, afirma a Visit Vila do Conde.

Foto: Visit Vila do Conde (site)

Desta lista dos dez parques naturais mais populares em Portugal constam ainda o Parque Natural da Serra da Estrela (21.134 avaliações), o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (21.070 avaliações), Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica (9.548 avaliações), o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (6.969 avaliações), a Reserva Natural Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (5.843 avaliações) e Parque Natural da Serra de São Mamede (5.117 avaliações).

Foto: Serra da Estrela – Florestas.pt
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem