
Depois do sucesso da primeira edição do concurso “Introdução à linguagem Python com música”, o Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos lança agora a segunda edição da iniciativa, desenvolvida pelo Laboratório de Experimentação Musical (LEM).
O desafio é o seguinte: a partir da peça “Sargaço”, de Pedro Guedes, gravada pela OJM, os participantes têm de criar um tema com os samples fornecidos utilizando a plataforma earSketch e a programação Python, lê-se na nota divulgada pela Câmara Municipal de Matosinhos.
A autarquia adianta que o concurso traz ainda outra grande novidade. Nesta segunda edição, não há limite de idade de participação. “Todos os interessados em programação, iniciados e profissionais, e os amantes de música, podem participar entre 15 de fevereiro e 15 de março”, aponta.
O vencedor do concurso terá oportunidade de ver a sua composição gravada pela Orquestra Jazz de Matosinhos e receberá “toda a discografia da TOAP/OJM (27 CD e um vinil). Além disso, receberá ainda um tote bag e uma t-shirt da OJM.
O Laboratório de Experimentação Musical disponibilizou quatro episódios, no seu canal de youtube, que pretendem ajudar os participantes sobre os “conceitos básicos e programação em Phyton no EarSkecth”.
“Onde se introduz a interface do EarSketch e a utilização de samples de áudio, os tipos de dados e funcionamento de variáveis, e por fim, como adicionar efeitos transformadores e como se exporta a música e o código” são alguns dos assuntos abordados nos episódios, dirigidos pelo produtor e MC Minus & MRDolly e pelo formador do LEM, Pedro Sarmento.
“Após estas quatro «aulas» online, os participantes poderão compor uma música no ambiente EarScketch com os samples fornecidos utilizando noções básicas de Python”, afirma o município, garantindo que as transmissões produzirão “resultados imediatos e funcionais para qualquer iniciante à programação”.