CIN - Branco Perfeito

Órgão de tubos na Igreja da Lapa vai voltar a fazer-se ouvir

Órgão de tubos na Igreja da Lapa vai voltar a fazer-se ouvir

A noite de quarta-feira, dia 11 de janeiro, vai ficar marcada pelo concerto de Olivier Latry no órgão de tubos da Igreja da Lapa, pelas 21h30. O instrumento foi reabilitado e o organista, titular da Catedral de Notre-Dame de Paris, vai agora ser o primeiro a tocar numa “das maiores preciosidades do Porto”.

“O som do Porto sagrado está de volta”, promete a organização, dando conta que este concerto “celebra a conclusão da revisão geral deste verdadeiro monumento à música, um trabalho de meio ano que implicou a desmontagem e remontagem integral da mais notável (palavras do próprio autor) obra-prima do grande organeiro alemão Georg Jann.”

A reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa implicou um investimento superior a 200 mil euros, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal do Porto, entre outros mecenas.

Esta revisão geral “prepara para um futuro longo aquele que é reconhecido internacionalmente como um dos melhores órgãos de tubos ibéricos e, mesmo, de toda a Europa”, conclui a Irmandade da Lapa.

Foto: Andreia Merca

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem