PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Órgão de tubos do Porto é candidato a Património da UNESCO

Órgão de tubos do Porto é candidato a Património da UNESCO

A Câmara do Porto vai concorrer a Património Cultural da Humanidade, com base nos órgãos de tubos das igrejas da cidade, conhecidos pela sua grande complexidade e beleza notória, a nível estético e musical. 

Um exemplo disso mesmo é a igreja da Lapa. Após seis meses de trabalhos de reabilitação, feitos a partir de um investimento superior a 200 mil euros, onde a Câmara do Porto participou, os acordes voltam a ecoar, atraindo, assim, uma imensidão de turistas e locais, que visitam o espaço.

De acordo com a provedora da Irmandade, “a Irmandade da Lapa, orgulhosa do recente restauro do seu monumental órgão de tubos, que trouxe o som sagrado de volta ao Porto, aplaude e associa-se à Câmara Municipal do Porto e ao seu presidente, Rui Moreira, na candidatura dos Órgãos de Tubos das Igrejas do Porto a Património Cultural da Humanidade”.

Em visita à igreja da Lapa, Rui Moreira teve a oportunidade de ser testemunha da imponência do instrumento musical, da autoria do alemão Georg Jann.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na ótica de Manuela Rebelo, provedora da Irmandade, “chegou a hora, a boa hora, do Porto reclamar para toda a humanidade o património cultural único que são os seus órgãos de tubos”.

Feitas as contas, o órgão de tubos da igreja da Lapa conta com um total de 4.307 tubos e 42 sinos, numa rede de instrumentos que se pode ouvir por toda a cidade, nomeadamente na Sé, Clérigos, Trindade, São João das Taipas ou Santo Ildefonso, por exemplo.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

Fotografias: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce