Até 23 de fevereiro, artistas nacionais e estrangeiros, residentes em Portugal, que usem a fotografia e vídeo como meio de expressão podem candidatar-se ao projeto “Sustentar”, que, de acordo com o Ci.CLO Plataforma de Fotografia, promotores do programa, que promoveram também a I Bienal Fotografia do Porto, representa um “exemplo claro de como a fotografia pode estar ao serviço de um determinado território”.
Ao todo, serão seis bolsas, seis projetos, seis territórios e seis exposições para “Sustentar” projetos já implantados ou em fase de implantação em vários pontos do país.
“Uma cidade autossustentável e amiga do ambiente; a preservação da memória da extração do sal e dos ecossistemas circundantes; uma história com 350 milhões de anos; a seca extrema e as alterações climáticas e ainda os bairros dos Pescadores em Setúbal” são algumas das temáticas que este programa quer trazer para o debate, através da fotografia e do vídeo.
Segundo explica Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto e coordenador do programa “Sustentar”, o objetivo é “produzir uma série de projetos sobre iniciativas que já foram ou estão a ser implementadas em território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos”.
Assim, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de Loulé, de Mértola, de Setúbal e a EDIA, a Ci.CLO abriu uma convocatória para atribuição de seis bolsas de criação artística que contemplam o apoio ao desenvolvimento de novos projetos com produção de exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos.
Os artistas selecionados vão integrar um programa de criação organizado pela Ci.CLO com acompanhamento curatorial de Virgílio Ferreira; Pablo Berástegui, curador e diretor da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, diretor de arte, investigador e educador, ex-diretor artístico da Triennale der Photographie Hamburg e dois workshops orientados por Jayne Dyer, Gil Penha-Lopes e Álvaro Domingues.