PUB
CIN - Branco Perfeito

Ólume

Ólume

A cidade do Porto, famosa pelos seus pratos de comer e chorar por mais, acaba de receber um novo santuário gastronómico que promete encantar os amantes da culinária nortenha. O Ólume, localizado no coração da cidade, na Rua do Almada, número 426, é o mais recente “embrião” dos restaurantes da cidade e promete conquistar tudo e todos com a sua abordagem, capaz de impressionar o paladar mais exigente.

O Ólume é mais do que um simples restaurante; é uma celebração apaixonada da rica e diversificada cozinha tradicional portuguesa, especialmente da região norte. Este estabelecimento, meticulosamente projetado, combina a magia da culinária a lume brando com a autenticidade dos potes tradicionais, proporcionando aos seus visitantes, mais do que uma refeição, uma experiência única.

Tem espaço para albergar 44 pessoas, pelo que é fácil compreender que o ambiente do Ólume é acolhedor e intimista, na qual os clientes são convidados a embarcar numa espécie de viagem sensorial que os transporta para as históricas paisagens do norte de Portugal a cada garfada. Aqui, a tradição e a inovação encontram-se de forma harmoniosa, sempre por intermédio dos sabores inigualáveis da região.

Do menu do Ólume, “variedade” é uma das palavras de destaque. Trata-se de uma verdadeira homenagem à cozinha nortenha, destacando-se pratos como Favas com Chouriço, Javali cozinhado no pote à Trás-os-Montes, Arroz de Pato portuense e Costela Mendinha cozinhada a baixas temperaturas.

O novo projeto gastronómico da cidade Invicta é fruto do entusiasmo de três empresários locais: Pedro Maia, responsável pela conceção do menu e com um histórico de sucesso em outros restaurantes; Tiago Caetano, conhecido pelos seus projetos gastronómicos de destaque na cidade; e Carlos Guimarães, cuja paixão pelo setor já vem de longa data.

A ementa oferece uma ampla variedade de escolhas, desde pratos tradicionais como Pão do Bolhão, Azeite Virgem e Azeitonas até delícias contemporâneas como Bacalhau Minhoto. Se ainda houver espaço, o que não falta são sobremesas, entre as quais se destacam, por exemplo, o Pudim Abade de Priscos e a Rabanada Poveira. Numa ementa que respira ares do Norte, até o café é vimaranense.

Para além disso, é importante fazer menção à carta de vinhos do Ólume, que, mais uma vez, procura celebrar os vinhos do norte de Portugal, escolhidos pela singularidade de seus terroirs e riqueza aromática.

A nova casa da Rua do Almada foi inaugurada em 21 de abril deste ano, sendo que, desde então, não foi preciso muito tempo para o restaurante se afirmar como um lugar de eleição para comer no Porto.

Posto isto, se o que procura é comida como só as gentes do Norte sabem fazer… o Ólume é, sem dúvida, o sítio certo.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 00h00

Ólume
Rua do Almada 426, Porto
Contacto: 222 086 410

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem