Volvidas as festividades, é hora de voltar à rotina. Um momento sempre difícil, depois de alguns dias de férias, momentos em família e excessos alimentares. Mas, dizem os entendidos, que o melhor remédio é contrariar a preguiça e avançar. Sem desculpas!
Por isso, para o ajudar a entrar na linha em 2021, a Healthline divulgou os oito melhores exercícios, citados pelo Notícias ao Minuto, para, simplesmente, começar. “A prática de exercício físico queima calorias, acelera o metabolismo e aumenta a massa muscular e isso desempenha um papel fundamental para as metas de emagrecimento”, revela.
Além disso, apresenta ainda muitos outros benefícios, como reduzir o de risco de doenças crónicas, fortalecer os ossos e melhorar o humor.
Se, por acaso, é novato na prática de exercício físico, saiba que a melhor forma de começar é caminhar, uma vez que pode fazê-lo em qualquer lugar, sem recurso a equipamento. Só precisa mesmo de força de vontade!
Pode também optar por fazer uma corrida, um “ótimo exercício para emagrecer” e que ajuda a “queimar a gordura da barriga”, também “ligada a muitas doenças crónicas”.
Outras apostas são o ciclismo e o treino com pesos, com vantagens, respetivamente, no “aumento da sensibilidade à insulina e redução do risco de certas doenças crónicas” e na “construção da massa muscular”.
De acordo com a Healthline, também pode ser vantajoso o treino intervalado, eficaz para a perda de peso, e que pode ser aplicado a vários tipos de exercícios, como corridas, saltos, ciclismo e muitos mais, queimando mais calorias em menos tempo.
Também a natação se revela um “ótimo exercício para pessoas que procuram perder peso”. Além de ser de baixo impacto, esta é uma prática que mexe, praticamente, com todos os músculos do corpo. Ajuda a melhorar a flexibilidade e também reduz os fatores de risco para várias doenças.
Já se preferir começar por algo um bocadinho mais leve, o yoga pode ser uma boa solução, tendo em conta que, à semelhança das caminhadas, também pode ser feito em qualquer lugar. Além disso, esta prática além de queimar calorias também ensina a ter “atenção para ajudar a resistir à compulsão alimentar”.
Por fim, pode também optar por uma aula de pilates, também aconselhado para iniciantes. Este exercício ajudará a perder peso e, simultaneamente, a melhorar outras áreas de aptidão física, como força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.