Sogrape

Ofícios do Porto “ganham vida” no novo livro de Germano Silva

Ofícios do Porto “ganham vida” no novo livro de Germano Silva

“Porto, Profissões (quase) Desaparecidas” é o título do novo livro de Germano Silva que será lançado este sábado, dia 26 de outubro, pelas 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. A entrada é livre.

“Quem merca penca ou tronchuda!”, “Olha o Notícias, já traz o crime!”, “D’agora viva…! É do nosso mar!”, “Ó freguesa, não quer levar?”. Estes eram alguns dos pregões que se ouviam no Porto de outros tempos, “pintando um quadro típico da azáfama da cidade. Muitos conhecem o epíteto ‘Porto, capital do trabalho’, poucos conhecerão os ofícios que lhe deram origem…”

Neste novo livro, o jornalista e historiador fala de alguns dos ofícios que ocupavam “as gentes do Porto”. Algumas delas já desaparecidas, outras adaptadas aos tempos modernos, as profissões contadas por Germano Silva fazem parte da história da cidade.

Em “Porto, Profissões (quase) Desaparecidas”, o autor dá a conhecer algumas curiosidades, como “porque é que as carquejeiras merecem uma estátua, que truques usavam as leiteiras para rentabilizar o negócio, ou porque é que os moleiros eram mal vistos pela Igreja”. Germano Silve pretende ainda prestar uma homenagem aos ofícios de outros tempos.

“À Descoberta do Porto”, “Porto: nos recantos do passado”, “Caminhar pelo Porto”, “Porto: sítios com história”, Porto: história e memórias”, “Porto: nos atalhos da história”, “Porto: uma cidade a descobrir”, “Porto da história e da lenda” e “Porto Desconhecido & Insólito” são alguns dos títulos que fazem parte da bibliografia do também Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

O livro “Porto, Profissões (quase) Desaparecidas” será apresentado por Pedro Olavo Simões, coordenador editorial da revista Jornal de Notícias – História.

A sessão contará ainda com a atuação do Rancho Folclórico do Porto. A entrada é livre.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz