CIN - VinylMatt

Oficina de comboios vai nascer em Guifões

Oficina de comboios vai nascer em Guifões

A vila de Guifões, em Matosinhos, vai ganhar uma nova oficina de comboios, onde será possível a manutenção de 117 novas unidades, que, segundo as previsões, chegaram em 2026. O concurso público é lançado esta terça-feira na vila referida.

O concurso está orçado em 819 milhões de euros que serão investidos em 117 comboios elétricos para a empresa Comboios de Portugal (CP).

“O concurso que estamos a lançar inclui a construção de uma instalação para a CP usar futuramente para a manutenção destes comboios e que será em Guifões”, anuncia o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

No local será também possível, se for intenção do futuro proprietário, o fabrico de novas automotoras.

A produção nacional será valorizada, segundo o ministro “a pontuação é tanto maior, quanto mais tarefas forem feitas em Portugal; no limite, a totalidade do fabrico”.

Dos 117 novos equipamentos, 62 serão usados nos serviços suburbanos da CP e os restantes 55 servirão para o serviço regional. Doze comboios destinam-se a serviços suburbanos do Porto, que irão reforçar a frota das unidades múltiplas elétricas na região.

Até 2028, poderá ainda ser determinada a duplicação da encomenda para o Norte. Isso dependerá “do crescimento da procura nos transportes públicos voltar ao ritmo de 2019 (acima dos 10%)”, devido à introdução do programa de apoio à redução do preço nos passes.

Prevê-se também que até ao ano de 2028, o troço entre Contumil e Ermesinde seja expandido e contará com quatro linhas ao invés das 2 existentes.

O concurso também prevê que a linha de Cascais receba 34 novas automotoras, que vão substituir material com mais de 60 anos e que “dificilmente poderá ter alguma vida para lá desta substituição”. Outras 16 automotoras vão reforçar a operação nas linhas de Sintra, Azambuja e Sado.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem