PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Obras de requalificação do Bairro dos Pescadores arrancam esta segunda-feira

Obras de requalificação do Bairro dos Pescadores arrancam esta segunda-feira

As obras de requalificação do Bairro dos Pescadores, em Matosinhos, considerado “um dos mais emblemáticos conjuntos habitacionais” do concelho, arrancam esta segunda-feira, revelou a Câmara Municipal. 

Os trabalhos têm o prazo de execução de um ano e vão incidir “ao nível das paredes exteriores, da cobertura e da substituição de todos os vãos exteriores”.  

Em comunicado, a autarquia liderada por Luísa Salgueiro refere que a intervenção inclui também a “reabilitação e requalificação de toda a área envolvente”, sobretudo através da “execução de pavimentos novos e respetivas infraestruturas, assim como das partes ajardinadas”. 

Com um custo total de 960 mil euros, a empreitada, uma reivindicação antiga dos moradores, vai contemplar intervenções “piloto” num dos edifícios (bloco J). O objetivo, explica, é que a ação sirva de referência para os proprietários privados das restantes edificações avançarem com obras, que poderão ser abrangidas pelo programa de habitação “1.º Direito”.   

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para a presidente da Câmara Municipal, este é “um momento histórico na vida desta comunidade”, uma vez que “começa agora a execução de uma ambição muito antiga”. “Tenho que salientar a importância fundamental que assumiu o trabalho conjunto que foi levado a cabo entre a Câmara e a Associação de Moradores do Bairro dos Pescadores de Matosinhos. Foi essa vontade partilhada que permitiu chegarmos ao projeto que hoje temos, e será essa mesma vontade que nos vai guiar nestes meses para que, daqui a um ano, possamos estar neste local a congratularmo-nos do resultado alcançado”, sublinhou, durante a assinatura do auto de consignação da empreitada.  

O projeto, que tem como base a regeneração urbana e uma mobilidade sustentável, desenha “novos canais viários e pedonais afetos e adjacentes ao bairro”, implementando novos propósitos organizativos, tendo em conta os condicionalismos da existente malha urbana.   

Além disso, o município considera ainda que, através desta requalificação, o edifício ganhará “mais qualidade e facilidade de uso” e que tornará “mais convidativo e útil o espaço envolvente”. Adicionalmente, poderá também resolver “diversos problemas existentes”, como o estacionamento desordenado, a falta de espaços pedonais e as escassas zonas verdes.  

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem