Iniciada a abril de 2019, a primeira fase da reabilitação do Estádio Universitário do Porto deverá estar concluída em breve.
As cores verdes são agora predominantes no espaço histórico que, desde 1953, ocupa uma área de construção de 2900 m2, em terrenos contíguos à Ponte da Arrábida.
As obras de requalificação do Estádio Universitário do Porto “estão na fase terminal”: “o campo relvado já ganhou forma”, “as redes de infraestruturas e pavimentações exteriores permitem agora um melhor acesso e circulação dentro do complexo” e o “novo parque de estacionamento” está “pronto para receber todos os utilizadores e visitantes”, indica o portal de notícias da U.Porto.
“Estamos a acompanhar o desenvolvimento desta obra com bastante proximidade porque de facto é uma obra emblemática para a Universidade do Porto”, explica a Pró-Reitora com os pelouros do Desporto e Qualidade de Vida, Joana Carvalho.
De referir que esta primeira fase de requalificação do Estádio Universitário do Porto – um dos três do país a par com os de Lisboa e Coimbra – teve um custo total de cerca de 2,5 milhões de euros, inteiramente suportado na totalidade pela U.Porto.
Em preparação está já a segunda fase da intervenção, que “terá como principal foco a reabilitação da bancada”, adianta a Pró-Reitora.
Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), organismo responsável pela gestão do espaço, considera que a concretização desta obra “dota este pólo da U.Porto de condições de excelência para a prática desportiva, que é essencial para cumprir” o objetivo de “ter ainda mais estudantes e membros da comunidade académica a fazer atividade física”.
De referir que, em 2019, o CDUP-UP teve cerca de 8500 inscritos no seu programa de desporto (UPFit).
Foto: CDUP-UP