PUB
Recheio 2024 Institucional

Obras no Bairro do IHRU em Paranhos arrancam em março

Obras no Bairro do IHRU em Paranhos arrancam em março
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou hoje que a reabilitação do Bairro Social de Paranhos, no Porto, custará 933 mil euros e deverá arrancar até final de março.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Bairro Social de Paranhos é propriedade do IHRU e foi construído em 1979. É composto por 11 edifícios, num total de 160 fogos habitacionais, sem que nunca tenha tenham sido realizadas obras de conservação.
De acordo com o comunicado do IHRU, o custo médio das obras por fogo é de cerca de 5.800 euros.
No exterior, as intervenções passam pela remodelação da cobertura existente (com remoção integral das chapas onduladas de fibrocimento e a sua substituição por painéis metálicos de dupla face incorporando o isolamento térmico e acústico), reformulação integral do sistema de recolha e canalização das águas pluviais da cobertura, tratamento dos planos de fachadas exteriores, com reparação e consolidação dos elementos de betão armado e revestimento das superfícies com painéis em poliestireno expandido e acabamento a reboco armado e a substituição das janelas exteriores por janelas eficientes em alumínio com vidro duplo.
Nas áreas comuns dos edifícios, os trabalhos a realizar passam pela beneficiação geral do átrio de entrada de cada prédio, incluindo a reformulação de portas, caixas de correio, intercomunicadores e armários das infraestruturas; a beneficiação geral de pavimentos, nomeadamente degraus das caixas de escada e patamares; a beneficiação geral de paramentos verticais e de tetos e a reformulação das redes de distribuição de água, eletricidade, telefone e de distribuição de sinal de televisão.
O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da delegação do Porto do IHRU e privilegia a “qualificação e conforto das habitações, nomeadamente à estanquicidade, isolamento da envolvente exterior e eficiência energética”.
O programa de reabilitação dos bairros sociais do IHRU, onde se insere as obras no Bairro Social de Paranhos, contempla um investimento total de mais de 35 milhões de euros, sendo que, no Porto, foram já intervencionados os bairros de Leonardo Coimbra e Contumil, num investimento de mais de três milhões de euros.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile