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Obras nas avenidas do Brasil e de Montevideu, no Porto, criam novo esquema de mobilidade

Obras nas avenidas do Brasil e de Montevideu, no Porto, criam novo esquema de mobilidade

As avenidas do Brasil e de Montevideu, no Porto, vão sofrer obras de beneficiação da faixa de rodagem e passeio poente, através da recuperação do estado dos pavimentos e implementação de um novo esquema de mobilidade local, “com vista a melhorar a segurança rodoviária e pedonal”, anunciou a Câmara Municipal do Porto.

Na nota publicada, a autarquia indica que a empreitada, gerida pela GO Porto, EM., arranca esta terça-feira, tem uma duração de 45 dias, distribuídos por quatro fases de construção, e representa um investimento que ronda os 400 mil euros.

A principal alteração passa pela integração, ao nível da faixa de rodagem, da ciclovia bidirecional que, anteriormente, se localizava nos passeios marítimos em zona de partilha com os peões, explica, revelando que “este passará a ser um canal exclusivamente dedicado à mobilidade clicável e não apenas de caráter lúdico, com efeito na diminuição dos riscos de segurança para ciclistas e peões”.

Este modelo dá, assim, continuidade à intervenção na Rua do Coronel Raúl Peres, onde a interação entre bicicletas, peões e automóveis se faz de modo seguro e organizado, ao estabelecer prioridades de circulação entre os diferentes modos de transporte e garantir a fluidez do tráfego, lê-se no portal de notícias.

No que respeita ao trânsito pedonal, a Câmara Municipal do Porto destaca que vão ser criadas “novas passadeiras, protegidas com semáforos e com um tempo único de verde para os atravessamentos de pessoas”, sendo, assim, “eliminadas todas as situações de conflito em que o verde para peões convive com o verde para o automóvel quando este muda de direção”.

De acordo com a autarquia, igualmente importante é, também, o facto de todos os atravessamentos passarem a ser rebaixados e dotados de pisos táteis.

“A largura das vias rodoviárias destas artérias será encurtada, mas será mantida a capacidade de escoamento, com uma redução da velocidade”, afirma, sublinhando, ainda, que os “os lugares de estacionamento e de cargas e descargas atualmente existentes no lado nascente permanecerão inalterados”.

Foto: CM Porto

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