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Obras na Ponte Luís I devem ter início no segundo semestre de 2020

Obras na Ponte Luís I devem ter início no segundo semestre de 2020

A Infraestruturas de Portugal (IP) aguarda a aprovação do Governo para aumentar o preço base da empreitada de reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, travessia que liga os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

As propostas ao primeiro concurso público com vista à reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, lançado em julho de 2019, foram todas acima do preço base de dois milhões de euros, pelo que a Infraestruturas de Portugal aguarda agora aprovação do Governo para abrir um segundo concurso público para esta empreitada, com um preço base superior.

Ao jornal Público a IP adiantou que o início da obra “está agora previsto para o segundo semestre de 2020”.

A empresa pública garantiu aquele diário que o piso degradado, a ferrugem e os buracos na estrutura não põem em causa a segurança da ponte.

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A IP, empresa que tutela a ponte, referiu num ofício enviado às autarquias do Porto e Gaia, que, até à execução dos trabalhos, a “monitorização” da estrutura está assegurada e que “executará as intervenções de emergência necessárias para que a circulação rodoviária e pedonal se processe em segurança”.

A reparação do tabuleiro inferior da ponte Luís I prevê, entre outros trabalhos, a “substituição integral da laje do tabuleiro inferior”, a reparação dos passeios, a “retificação das chapas deformadas” e a substituição de rebites e das juntas de dilatação.

A Ponte Luís I está classificada como imóvel de interesse público desde 1982 e insere-se no Centro Histórico do Porto, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.

A empreitada é reclamada há vários anos pelas câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia. De acordo com dados de 2018 da autarquia portuense, todos os dias, 11 mil pessoas e seis mil carros cruzam a Ponte Luís I.

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