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Obras na Av. Fernão de Magalhães começam na próxima semana

Obras na Av. Fernão de Magalhães começam na próxima semana

A Avenida Fernão Magalhães, no Porto, vai ter um corredor exclusivo para transportes públicos, à semelhança de uma linha de metro à superfície. As obras, orçadas em 5,3 milhões de euros, avançam ainda este mês. O tempo estimado da empreitada é de 540 dias.

A Avenida de Fernão de Magalhães vai ser objeto de uma intervenção profunda de reabilitação urbana, no eixo entre o Campo 24 de Agosto e a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro.

O anúncio da empreitada foi feito esta quinta-feira, em conferência de imprensa. O presidente da autarquia, Rui Moreira, pediu a compreensão dos moradores para os constrangimentos que esta intervenção vai causar naquela artéria, mas reforçou a necessidade desta intervenção estrutural para a melhoria da circulação e do acesso aos transportes públicos.

“Todos nós queremos obras, mas durante o tempo que elas decorrem elas causam muitos constrangimentos, mas não há varinhas mágicas. Precisamos que os munícipes compreendam. Trata-se de fazer uma obra estrutural. Substitui um corredor de metro que não vamos ter, mas ao um menor custo”.

As obras incluem a arborização do espaço urbano e a introdução de um Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ), que irá contribuir fortemente para a melhoria das condições de mobilidade do transporte público neste eixo estratégico.

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“O CAAQ consiste numa via de duplo sentido, destinada ao uso exclusivo do transporte público e munida de um sistema de semáforos de última geração que prioriza a passagem dos autocarros em detrimento dos restantes veículos. As paragens serão igualmente de última geração no que diz respeito às condições informação, conforto e assistência à viagem para o passageiro, e também serão ‘sobrelevadas’, facilitando assim o acesso dos utilizadores ao interior dos autocarros”, explica a autarquia.

A empreitada vai ser realizada em quatro fases distintas, de modo a mitigar os impactos no trânsito e no quotidiano dos que habitam e trabalham nesta artéria, num prazo máximo de 540 dias.

A empreitada tem um valor de investimento de 5,3 milhões de euros, sendo que a primeira fase de intervenção acontece entre o Campo 24 de Agosto e o Jardim Paulo Vallada, o que significa que o sentido da obra será de sul para norte. Para mitigar o impacto da obra, “vai-se manter a circulação no sentido ascendente”.

Segundo Rui Moreira, a ideia é estudar outras zonas da cidade onde a introdução de via com prioridade para autocarros pode trazer uma melhoria qualitativa, como é o caso da Rua do Amial.

Para além desta intervenção, a Câmara do Porto prevê realizar, até ao final de junho de 2019, obras de beneficiação em 30 arruamentos, onde se destacam as intervenções nas ruas de Serralves, Bonjardim, Rua Guedes de Azevedo e Fernando Tomás entre a Rua do Bolhão e a Rua da Trindade, num investimento global de dez milhões de euros.

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