A requalificação da Rua da Levada e as Travessas da Levada e São Pedro, em Campanhã, prosseguem a bom ritmo. Os trabalhos visam melhorar o espaço público e reabilitar o ambiente urbano numa zona mais desfavorecida da cidade.
“A intervenção, da responsabilidade da empresa municipal Águas e Energia do Porto, representa um investimento superior a dois milhões de euros e tem como principal objetivo reduzir a pobreza e a exclusão, promovendo o acesso à habitação, ao espaço e aos serviços públicos, à saúde e bem-estar e à qualidade de vida”, afirma a autarquia, em comunicado.
De acordo com Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, “a grande mais-valia desta obra é o facto de integrar as soluções técnicas de aproveitamento e melhoria das infraestruturas hidráulicas, com as ações de requalificação do espaço público e a melhoria das condições de vida da população” que habita nesta zona desfavorecida da cidade.
Devido aos trabalhos, foi necessário aplicar condicionamentos de transito, a fim de proceder à “renovação dos pavimentos” que solucionará os problemas causados pela inexistência de “encaminhamento e recolha de águas pluviais”.
Além da melhoria das redes de abastecimento de água e da respetiva drenagem, irá ser reduzida a faixa viária, de modo a dar prioridade à circulação pedonal, e renovada a iluminação pública, que passará a ser dotada de tecnologia de baixo consumo LED. Serão, também, criadas zonas de estacionamento e reforçada a sinalética horizontal e vertical da via.
Este investimento municipal irá requalificar a acessibilidade e circulação pedonal, numa área de cerca de 5300 metros quadrados, e “melhorar as condições de vida de famílias em situação de precariedade habitacional”.
Foto: DR / Porto.