Com inauguração marcada para sábado, dia 7 de março, pelas 17h, “Helena Almeida- Habitar a Obra” contempla obras da artista plástica que fazem parte da coleção da Fundação de Serralves.
Depois de ter sido uma das artistas representadas na exposição “Mesa dos Sonhos: Duas coleções de arte contemporânea”, que esteve patente no ano passado na Galeria Municipal de Matosinhos, a obra de Helena Almeida (1934-2018) está de volta a Matosinhos, agora numa exposição individual.
Artista multifacetada, Helena Almeida explorou meios como o desenho, a pintura, o vídeo, a fotografia ou a instalação.
“Helena Almeida produziu desde a década de 1960 uma obra singular caracterizada por um marcado interesse pelo corpo, o seu lugar central – que regista, ocupa e define o espaço – e o seu encontro performativo com o mundo”, explica o comunicado enviado à VIVA!.
Uma das obras que estará exposta na Galeria Municipal de Matosinhos é a “Sem título”, de 1994-95: “uma sequência fotográfica de vinte elementos onde a artista se fez fotografar a distâncias várias e onde a escala e o número de elementos que a constituem, associados à dimensão espacial que sobressai do percurso/performance da artista pelo espaço fotografado, revelam uma abordagem inovadora à relação do corpo com o espaço”.
Apesar de trabalhar em meios vários, a artista delineia meticulosamente esta coreografia e a composição de muitas das suas obras em estudos e desenhos preparatórios que evidenciam a sua utilização da cor e o poder psicológico do corpo humano.
De referir que a mostra resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Fundação de Serralves, que visa dar a conhecer alguns dos grandes nomes da arte contemporânea mundial através da realização de exposições itinerantes.
A exposição “Helena Almeida: Habitar a Obra” pode ser vista de 7 de março a 19 de abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h0 às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.