Nove peças da coleção de pintura de Aurélia de Souza, propriedade da Câmara Municipal do Porto e pertencentes ao acervo do Museu da Cidade, vão ser cedidas temporariamente para uma exposição no Museu Nacional Soares dos Reis.
Segundo o portal de notícias da autarquia, a cedência foi aprovada por unanimidade pelo Executivo, na sequência de uma proposta subscrita por Rui Moreira. As obras vão integrar a exposição temporária “Vida e Segredo. Aurélia de Souza 1866-1922”, organizada pelo Museu Nacional de Soares dos Reis, e que estará patente entre 24 de novembro a 22 de maio de 2023.
No lote de peças a ceder temporariamente destaca-se a pintura de pastel sobre papel “Auto-retrato de Sofia de Souza”, a pintura a óleo sobre tela “Retrato da Mãe da Artista” e a pintura a óleo sobre tela “Quinta da China e vaso com cravos”.
Referir que o presidente da Câmara do Porto frisou na proposta que “não há inconveniente no empréstimo das peças solicitadas”, salientando que se encontram “reunidas as condições de conservação e segurança.”
Foto: Miguel Nogueira