
João Niza Ribeiro, aluno da Escola das Artes da Católica Porto, viu a sua obra ser reconhecida num festival de cinema. O autor de “Manifesto dos Danados” venceu o prémio de melhor filme na categoria Take One!, dedicada a filmes de escolas, na última edição do Festival Curtas de Vila do Conde. A obra parte agora para festivais de cinema internacionais.
Também “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá, antigos alunos da Escola das Artes da Católica Porto, foi premiado no festival. A obra conquistou o galardão do Prémio do Público “SPA – Sociedade Portuguesa de Autores” e, ainda, o prémio “DigiMaster”, atribuído ao melhor realizador português na competição nacional do certame.
“Piton”, de André Guiomar, “José Combustão dos Porcos”, de José Magro, e “Ptolmus” de José Maria Rra, são algumas das obras – de formatos variados (curta-metragem, documentário, filme de animação) – nascidas naquela Escola e que foram aceites e premiadas em festivais internacionais.