PUB
CIN Woodtec

Obras da Coleção de Serralves inauguram em Gondomar

Obras da Coleção de Serralves inauguram em Gondomar

Esta segunda-feira, 30 de maio, a Casa Branca de Gramido, em Gondomar, recebe a exposição “Matéria/Ação”, que reúne trabalhos, em escultura e vídeo, das décadas de 60 e 70 do século passado, de artistas incontornáveis da cena artística nacional e internacional.

A exposição em causa acontece no âmbito do “Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves”, que pretende levar o acervo da fundação a várias regiões do país, de forma a continuar a “missão de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural”.

Alfredo Queiroz Ribeiro, Ângelo de Sousa, Bruce Nauman, Charlotte Posenenske, Joan Jonas, Reiner Ruthenbeck, Richard Serra, Yvonne Rainer e Zulmiro de Carvalho são os artistas que protagonizam a mostra “Matéria/Ação”, com curadoria de Joana Valsassina.

De acordo com a Fundação de Serralves, a exposição foi desenvolvida especificamente para a Casa Branca de Gramido, no âmbito da parceria estabelecida com o município liderado por Marco Martins, e reúne um “conjunto de esculturas que permite reconhecer aspetos centrais às práticas artísticas associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e, sobretudo, ao pós-minimalismo e à arte processual que marcaram o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, com profundas consequências para as gerações seguintes”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“As obras escultóricas são apresentadas em diálogo com trabalhos em vídeo do mesmo período, evidenciando pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação que se desenvolveram, em grande medida, a par e par”, acrescenta ainda.

A inauguração de “Matéria/Ação” está marcada para as 18h30.

Fotografia: portugaldelesales.pt

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz