PUB
Recheio 2024 Institucional

Obra portuense distinguida em prémio nacional

Obra portuense distinguida em prémio nacional

A obra sita na Rua Infante D. Henrique n.º 103 e 107, projetada para a empresa municipal Domus Social em 2017, por André Eduardo Tavares e Marta Reis, com colaboração de Maria Inês Pimentel e Miguel Trigo, recebeu a menção honrosa dos Prémios Nuno Teotónio Pereira (NTP) de 2022.

Os trabalhos foram realizados pela empresa Expoentinédito, sob o programa de Reabilitação de Edifícios Habitacionais da Zona Histórica, da Câmara Municipal do Porto, e, após recuperação, ficaram disponíveis no programa de arrendamento acessível.

“No desenho do projeto, dada a reduzida área de implantação das construções, optou-se por considerar os dois prédios como um só, otimizando a área bruta disponível”, lê-se na notícia do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Apesar das intervenções, foi possível manter a identidade de cada edifício conforme a tradição do Centro Histórico do Porto. “O respeito pela época da construção e carácter próprio dos edifícios foram linhas orientadoras do projeto, que primou pela utilização de materiais e técnicas construtivas compatíveis e coerentes com o momento histórico e especificidades dos edifícios”, expõe o arquiteto André Tavares.

A menção honrosa foi atribuída na cerimónia de entrega do Prémio NTP, “o mais antigo no setor da habitação”, que aconteceu no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a 30 de janeiro. Estiveram também presentes, Isabel Dias, presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, e Fernanda Rodrigues, Secretária de Estado da Habitação.

Foto: Arménio Teixeira (retirada da página André Tavares Arquiteto)

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem