PUB
Recheio 2024 Profissional

Obama reeleito na presidência dos EUA

Obama reeleito na presidência dos EUA

Os dois estados confirmaram uma votação renhida, com diferenças curtas entre Obama e Mitt Romney, mas antes que a contagem oficial terminasse e que as principais televisões norte-americanas avançassem as suas projeções, Obama acabou por ser dado como reeleito, graças aos outros resultados já obtidos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Para além dos estados tradicionalmente democratas, as projeções deram Obama como vencedor em outros estados-chave como Pensilvânia, New Hampshire, Michigan, Wisconsin e Iowa, tendo, ainda, conquistado o Nebraska, anteriormente republicano. Nos estados que eram apontados como decisivos, Mitt Romney ganhou apenas na Carolina do Norte. Com 98,6 por cento dos votos contados às 07h00 horas, Obama liderava com 50 por cento dos votos contra 49,2 por cento de Mitt Romney. No total, Obama tinha garantidos 303 do total de 538 votos do colégio eleitoral, que escolhe o presidente norte-americano, contra 206 de Romney, sendo o mínimo necessário de 270 votos. Há quatro anos, o democrata ganhou com 365 votos do colégio eleitoral contra 173 de John McCain.
No discurso de vitória, o presidente reeleito afirmou que, “para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está para vir”. Na mesma intervenção, saudou Mitt Romney pela “árdua campanha”, assumindo o compromisso de discutir com o adversário formas de “fazer avançar o país para a frente”. Minutos antes, Romney reconhecera a derrota, no Centro de Convenções de Boston, perante apoiantes da sua candidatura. “A eleição acabou, mas os nossos princípios mantêm-se”, disse o republicano, que, na sua breve declaração, desejou felicidades ao presidente reeleito e disse que vai rezar pelo seu sucesso “num tempo de grandes desafios para a América”, garantindo que já tinha enviado uma sms a Obama, felicitando-o pela vitória
Nestas eleições, quer serviram também para definir a composição do Congresso dos Estados Unidos, o Partido Democrata manteve o controlo do Senado, segundo as principais projeções, um revés para os republicanos, que preservam porém o controlo da Câmara dos Representantes.
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem