PUB
Recheio 2024 Institucional

O que acham os turistas da cidade do Porto?

O que acham os turistas da cidade do Porto?

Os números do turismo no Porto têm disparado e só nos primeiros quatro meses deste ano foram registadas 1,5 milhões de dormidas. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam um aumento de 48% face ao mesmo período em 2022 e de 31% quando comparado com 2019.

Segundo o presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, espera-se que este ano seja registado um novo recorde. O objetivo são sete milhões de turistas, mais meio milhão do que no ano passado (6.5 milhões registados em 2022).

Pela crescente procura da Invicta por parte dos turistas, para passar férias ou simplesmente passear com roteiros de poucos dias, a VIVA! foi às ruas do Porto perceber o que os motiva a visitar a cidade.

Seja pela comida, oferta cultural ou proximidade com outras cidades europeias são várias as razões apresentadas. Uma conclusão é comum a todos os entrevistados: trata-se de uma cidade muito bonita, onde as pessoas são muito simpáticas.

Para as amigas Ashley e Mia, do sul de Londres, esta é a primeira vez no Porto, mas não em Portugal. Aquilo que as motivou a visitar a cidade foi o facto de estarem à “procura de algo novo e entusiasmante para explorar” e porque adoram o país.

A apenas duas horas pelas terras portuenses, quando entrevistadas pela VIVA!, revelaram que ainda só tinham tido oportunidade para “passear pelas ruas, beber um excelente copo de vinho e café”, mas estavam a achar “tudo muito charmoso”.

Contaram ainda que iam permanecer na cidade três dias e depois seguiam viagem até ao Douro. Quanto às expectativas, esperavam encontrar “muita cultura, bom vinho e comida e pessoas simpáticas”.

Pela Estação de São Bento, um dos locais obrigatórios a visitar, encontramos Gabriel Sousa, do Brasil. Tem parentes a morar em Portugal e há cerca de dois meses que também tem estado por cá com os seus pais.

Aproveitaram para conhecer a cidade e destacaram “a Ribeira, as casas antigas e a estação de comboios”, como as coisas mais bonitas que já tinham visto. Os pratos típicos como a francesinha e o bacalhau à brás já tinham sido provados e foram eleitos os favoritos até então.

Também do Brasil, mais propriamente do interior de São Paulo, Sandra Custódio veio pela primeira vez a Portugal para visitar o seu filho, William, que está a viver em Lisboa há sete anos. Relataram que já tinham estado a conhecer a capital do país e que pretendiam ficar no Porto durante três dias.

Comparando as duas cidades consideraram que no Porto “parecia haver mais turistas” e que as pessoas eram “mais simpáticas e acolhedoras”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Visto que se trata da primeira vez pela cidade afirmaram querer “conhecer de tudo um pouco, tanto a parte cultural, como a parte mais histórica”, no entanto acrescentaram estar a “gostar de ver tudo” até ao momento da entrevista.

A nível gastronómico salientaram os pratos de peixe, como o bacalhau e atum, “embora o tempero seja diferente do Brasil”. A francesinha conhecida, pelo filho William, foi uma sugestão que Sandra e o marido prometeram não deixar escapar.

A viajar pela Europa, Patricia Yabut, do Canada, explicou que tinha começado por visitar a região do Algarve, passou pela cidade de Lisboa e decidiu também conhecer o Porto. Na Invicta há dois dias pretendia permanecer durante uma semana.

Apelidou a cidade de “lindíssima” e confessou estar a “amar a comida”. Quanto às atrações turísticas mostrou-se muito surpreendida com a arquitetura dos edifícios e a oferta de locais históricos para ver.

Ainda no continente americano, mas do México, Ana Paola Andrade mostrou-se “encantada com os azulejos dos edifícios e as igrejas”. Sublinhou que o Porto era “uma cidade bonita e muito fácil de andar de um lado para o outro”.

“Conseguimos andar pé por várias ruas e visitar as principais atrações dessa forma. Já fomos até à Ribeira e andamos de barco, mas só o facto de caminharmos pelas ruas, a conhecer, é perfeito. Acho que é a minha cidade preferida da Europa até agora”, admitiu.

A sua intenção era ficar no Porto por dois dias e depois conhecer Lisboa. À nossa reportagem realçou “a boa comida” e o facto de as pessoas serem “muito amigáveis” e até “um bocado parecidas” com as do seu país.

Na conhecida Rua das Flores Vicente Domingo referiu que já tinha visitado as principais atrações da cidade: “já fomos à Estação de São Bento, Clérigos, Sé, fomos atravessar o topo do tabuleiro da Ponte Luis I, agora estamos a ir em direção ao rio e pretendemos ver também o Palácio de Cristal”.

Revelou que estava pelo Porto há dois dias e ia permanecer por mais dois. Até então estava a “gostar de ver tudo, de caminhar pelas ruas” e considerou a cidade “deslumbrante”. No que toca à comida apelidou de “cara”, mas “muito boa”.

De referir que o Porto continua a captar cada vez mais turistas, principalmente do mercado externo. O ano de 2022 foi mesmo o melhor de sempre no que diz respeito a dormidas na cidade e a receita da Taxa Municipal Turística gerou uma receita expetável de 15 milhões de euros, o triplo do arrecadado pelo Município do Porto em 2021.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce