PUB
Sogrape - Mateus Rosé

“O Pão e a Culpa”, em exposição, na Cooperativa Árvore

“O Pão e a Culpa”, em exposição, na Cooperativa Árvore

Alberto Péssimo, pseudónimo de Carlos Dias (uma homenagem ao seu avô cuja alcunha era “Péssimo”), é um artista plástico formado na Escola Superior de Belas Artes do Porto com um vasto percurso profissional, não só na pintura, mas também na cerâmica e escultura. O seu mais recente trabalho, “O Pão e a Culpa”, mostra os seus traços fortes e expressivos através de uma coleção de pinturas, e encontra-se em exibição na Cooperativa Árvore, até dia 7 de outubro.

De acordo com Mário Bismarck, artista plástico e curador da exposição, “em Alberto Péssimo, assim como nos grandes desenhadores, o desenho não é um «estilo», é uma necessidade e uma urgência, ultrapassando a estabilidade (e a âncora) de um modus operandi, de um procedimento certeiro. O desenho, os desenhos, sucedem-se e apresentam-se nas antinomias dos contrastes: pequenos e grandes, simples e complexos, lineares e de manchas, contidos e exuberantes, frágeis e imponentes”, lê-se na nota de imprensa.

“Alberto Péssimo tem, como os grandes artistas, uma sensibilidade para o que é arcaico, ‘anterior’ à racionalização. Há nessa sensibilidade uma certa violência, a exposição exacerbada dum golpe, como parece visível em alguns dos desenhos desta exposição. Ele sempre andou por perto do teatro…mas também da poesia. Há lugares donde se vê melhor o tabernáculo onde a cena acontece pela primeira (e última) vez. Não são necessariamente lugares elevados. São, em qualquer caso, lugares ancorados num rochedo profundo”, acrescenta Nuno Higino, coordenador da mostra.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A entrada na exposição é gratuita.

Foto: Flávio Alberto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem