Philips S9000

O Pai da Maria

O Pai da Maria

O Restaurante O Pai da Maria abriu em 2017, em Lavra, e a sua especialidade é o prato típico do Porto: a francesinha.

“É um projeto familiar, sendo que comigo também trabalham a Mãe da Maria, e o Avô da Maria”, afirma o Pai da Maria, o responsável, “sendo que eu já queria abrir uma casa de francesinhas desde que tinha 16 anos, (neste momento tenho 40)”, acrescenta.

O nome para o espaço surgiu de forma natural. “Quando ainda estávamos em obras no restaurante, eu ia buscar a minha filha, a Maria, ao infantário perto do restaurante (na altura ela tinha 2 anos), e houve um dia que a educadora disse… ‘Está aí O Pai da Maria’, e parece que se fez luz”, conta-nos.

Na sua especialidade, as francesinhas servidas em pão alentejano com diferentes ingredientes, “desde os mais tradicionais, passando também pelos cogumelos portobello, bacon grelhado, ou até mesmo a vegetariana”, são o ex-líbris da casa.

E para fazer jus ao nome e ao conceito do restaurante, todos os pratos têm o nome de Maria, como por exemplo Maria Galinha, Maria Cogumelo, Mariazinha (menu infantil para crianças até aos 10 anos), entre outros igualmente criativos. Além das 10 francesinhas diferentes e “fora do normal”, contam também com outros pratos como Maria Não Gosta De Francesinha, que remete ao “bacalhau com natas à moda do papá”, Maria em Parafuso, alusivo ao famoso prego no prato, ou ainda o Au-Au Maria, um cachorro “super especial” em pão rústico. Existem também algumas opções sem hidratos de carbono.

A “Maria” mais pedida é a Maria Linguiça (pão alentejano, bife, fiambre, chourição, salsicha fresca e linguiça salteada, queijo flamengo e ovo), a francesinha mais parecida com a tradicional.

Para o Pai da Maria, além das francesinhas serem completamente diferentes das “normais”, o que os distingue é a decoração do espaço ser bastante original, “muito focada nas crianças, com brinquedos espalhados pelo restaurante”.

Neste momento têm capacidade para 50 pessoas e brevemente irão adicionar novos pratos ao menu, todos, claro, com o nome Maria.

Horário: de quarta-feira a domingo das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00.

O Pai da Maria
Rua da Agudela nº 548, Agudela
Telefone 969 275 415

PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobompouparassim&utm_campaign=institucional