Para os fãs da sétima arte, nos próximos dias há boas notícias, na medida em que está prestes a começar o Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que contará com a sua 47ª edição, entre os dias 13 e 19 de novembro, ou seja, de segunda-feira a domingo.
Nesta nova edição do festival de Espinho, que todos os anos chama pessoas de todo o lado ao local, serão realçadas as várias identidades que se associam ao “velho continente”, indo desde o Mediterrâneo ao Norte da Europa.
Desta forma, o Cinanima é uma espécie de viagem, em que, sem sair do lugar, há a possibilidade de conhecer “as diferentes vivências e perspetivas” dos diversos pontos da Europa, tal como a organização refere em comunicado à imprensa.
Para além disso, de acordo com a mesma fonte de informação, “as sessões competitivas de longas-metragens irão ter 5 filmes que fazem a sua estreia nacional. Fora da competição, também as longas-metragens ‘Titina’ e ‘La Outra Forma’ farão as suas antestreias. Já a competição de curtas-metragens irá contar com 125 filmes de 33 países”.
A título de curiosidade, outro dado acerca do Cinanima é que se trata do Festival de Cinema mais antigo do país, por onde já passaram alguns filmes emblemáticos que associamos à indústria cinematográfica.
Antes do evento propriamente dito, nos dias que antecedem a estreia oficial do Cinanima, ainda há espaço para o “Open Jump”, que irá decorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, ou seja, de sexta-feira a domingo. O “Open Jump” é marcado por dois momentos.
O primeiro (dia 10) fica marcado pela abertura da exposição ‘100 anos do Cinema Português de Animação’. O segundo momento, por sua vez, é dedicado à exibição de filmes. O grande destaque vai para a antestreia de ‘Titina’ (dia 11), dirigido pela realizadora norueguesa Kajsa Næss, que aborda a história de um cão que juntamente com o seu dono parte à descoberta do Pólo Norte.
Já no domingo, 12 de novembro, o programa é dedicado às famílias, com curtas-metragens para crianças com mais de três anos e outro para maiores de seis anos.
Destaca-se, ainda, a presença de um dos nomes do momento no cinema português e mundial: João Gonzalez. O diretor de cinema portuense vai dar uma masterclass com o nome alusivo ao seu filme, que lhe valeu uma nomeação para os Óscares: “Ice Merchants – Do subconsciente ao ecrã”. A palestra de Gonzalez será no dia 16 de novembro, quinta-feira, na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).
Para mais informações, pode visitar o site oficial do Cinanima, aqui.
Foto: CINANIMA (Facebook)