PUB
Recheio 2024 Institucional

O Festival de Cinema mais antigo do país vai ter nova edição, no Grande Porto

O Festival de Cinema mais antigo do país vai ter nova edição, no Grande Porto

Para os fãs da sétima arte, nos próximos dias há boas notícias, na medida em que está prestes a começar o Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que contará com a sua 47ª edição, entre os dias 13 e 19 de novembro, ou seja, de segunda-feira a domingo.

Nesta nova edição do festival de Espinho, que todos os anos chama pessoas de todo o lado ao local, serão realçadas as várias identidades que se associam ao “velho continente”, indo desde o Mediterrâneo ao Norte da Europa.

Desta forma, o Cinanima é uma espécie de viagem, em que, sem sair do lugar, há a possibilidade de conhecer “as diferentes vivências e perspetivas” dos diversos pontos da Europa, tal como a organização refere em comunicado à imprensa.

Para além disso, de acordo com a mesma fonte de informação, “as sessões competitivas de longas-metragens irão ter 5 filmes que fazem a sua estreia nacional. Fora da competição, também as longas-metragens ‘Titina’ e ‘La Outra Forma’ farão as suas antestreias. Já a competição de curtas-metragens irá contar com 125 filmes de 33 países”. 

A título de curiosidade, outro dado acerca do Cinanima é que se trata do Festival de Cinema mais antigo do país, por onde já passaram alguns filmes emblemáticos que associamos à indústria cinematográfica.

Antes do evento propriamente dito, nos dias que antecedem a estreia oficial do Cinanima, ainda há espaço para o “Open Jump”, que irá decorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, ou seja, de sexta-feira a domingo. O “Open Jump” é marcado por dois momentos. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O primeiro (dia 10) fica marcado pela abertura da exposição ‘100 anos do Cinema Português de Animação’. O segundo momento, por sua vez, é dedicado à exibição de filmes. O grande destaque vai para a antestreia de ‘Titina’ (dia 11), dirigido pela realizadora norueguesa Kajsa Næss, que aborda a história de um cão que juntamente com o seu dono parte à descoberta do Pólo Norte.

Já no domingo, 12 de novembro, o programa é dedicado às famílias, com curtas-metragens para crianças com mais de três anos e outro para maiores de seis anos. 

Destaca-se, ainda, a presença de um dos nomes do momento no cinema português e mundial: João Gonzalez. O diretor de cinema portuense vai dar uma masterclass com o nome alusivo ao seu filme, que lhe valeu uma nomeação para os Óscares: “Ice Merchants – Do subconsciente ao ecrã”. A palestra de Gonzalez será no dia 16 de novembro, quinta-feira, na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

Para mais informações, pode visitar o site oficial do Cinanima, aqui.

Foto: CINANIMA (Facebook)

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce