Mynatal

O espetacular Plutão

O espetacular Plutão
Continuam a chegar à Terra novas imagens enviadas pela sonda New Horizons. No mais recente pacote mostram-se detalhes sobre a atmosfera, as montanhas, os glaciares e as planícies do chamado Planeta Anão.
Entre as imagens agora reveladas está também a mancha na parte inferior do planeta que se assemelha ao símbolo do coração e que se sabe agora que é composta por montanhas geladas. Segundo a NASA, as fotos foram registadas a 18 mil quilómetros de Plutão.
As montanhas visíveis encontram-se a 3.500 metros acima da superfície. As últimas imagens mostram, de acordo com os cientistas da agência espacial norte-americana, parecenças surpreendentes com a Terra, evidenciando um processo idêntico ao ciclo da água.
As novas imagens juntam-se às que entretanto têm vindo a ser divulgadas e que resultam da passagem da sonda New Horizons pelo planeta a 14 de julho último.
A sonda começou em finais de janeiro a recolher informação sobre o longínquo Plutão, que em 2006 foi despromovido a planeta anão. Apesar da despromoção – aparentemente, Plutão não passa de uma enorme rocha coberta de gelo – os cientistas não estão menos entusiasmados com estes avanços, uma vez que os planetas anões são dos mais numerosos no sistema solar e esta é a primeira oportunidade de estudar um deles de perto.
Em dezembro de 2014, a sonda cuja missão começou há nove anos, com o início da viagem de cinco mil milhões de quilómetros até ao distante Plutão – que fica no extremo do sistema solar – despertou do seu estado de hibernação.
A New Horizons transporta consigo sete instrumentos que se ativaram em distâncias diferentes do planeta, nomeadamente com recurso a uma câmara telescópica de alta resolução e potentes espectroscópios de ultravioletas e infravermelhos.
Até agora, o próprio telescópio Hubble não conseguiu mais do que fotografias algo desfocadas de Plutão, devido à enorme distância a que este se encontra. “A surpresa mais recente que tivemos foi com a missão Rosetta. O Hubble tinha feito um modelo da forma do cometa 67P, mas ninguém esperava que ele se parecesse com um patinho de borracha”.
José Alberto Magalhães
Diretor de Informação Revista VIVA
{jcomments on}
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/ja-cheira-a-natal-na-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=201120-ta5&utm_campaign=sabebem58

Viva! no Instagram. Siga-nos.