Philips

O carro mais antigo do mundo está em exposição na Maia

O carro mais antigo do mundo está em exposição na Maia

Até ao final de janeiro, os portugueses vão poder conhecer de perto uma réplica funcionar do Benz Patent-Motorwagen, considerado o automóvel mais antigo do mundo. O veículo, criado por Carl Benz, pode ser contemplado nas novas instalações da Sociedade Comercial C. Santos, na Maia, junto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Segundo explica a empresa, na sua página TumbIr, trata-se de “uma réplica – que pode circular – do primeiro veículo com motor a combustão com licença para transitar na via pública”. “O Benz Patent-Motorwagen foi patenteado a 29 de janeiro de 1886 por Carl Benz e é considerado o primeiro automóvel do mundo”, lê-se.

A patente – número 37435 – é considerada a certidão de nascimento do automóvel, projetado como um triciclo uma vez que o seu criador “não estava satisfeito com os sistemas de direção disponíveis na altura para viaturas de quatro rodas”.

“O motor de 954 cc monocilíndrico de quatro tempos tinha menos de 1 cv de potência (0,75 cv, mais concretamente) e a velocidade máxima era de apenas 16 km/h, mas foi o arranque de mais 136 anos de história automóvel”, destaca ainda a nota divulgada.

De referir que o veículo Benz Patent Motor Car foi conduzido, pela primeira vez, em público no dia 3 de julho de 1886, na Ringstrasse, em Mannheim.

Foto: TumbIr Sociedade Comercial C. Santos

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef