PUB
CMPorto

Nuno Cardoso quer reabilitar o Porto através da reanimação de espaços

Nuno Cardoso quer reabilitar o Porto através da reanimação de espaços

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Queremos, com pouco investimento, abrir portas, meter pessoas, meter atividade. Queremos uma reabilitação com muitos agentes, parcerias com privados, com a Câmara sempre a catalisar os processos”, afirmou o independente.

O candidato independente à Câmara do Porto Nuno Cardoso pretende criar um Gabinete de Ativação da Cidade responsável pela abertura de espaços fechados, com vista à sua dinamização, num concelho que o ex-autarca considera estar a “definhar”. “Queremos, com pouco investimento, abrir portas, meter pessoas, meter atividade. Queremos uma reabilitação com muitos agentes, parcerias com privados, com a Câmara sempre a catalisar os processos. Iremos criar um Gabinete de Ativação da Cidade para fazer interface entre proprietários e potenciais utilizadores dos espaços”, adiantou Cardoso, em declarações à Lusa.
Para o candidato, é necessário apostar numa “mudança de paradigma profundamente inovadora” em relação à reabilitação, uma vez que “só essa atitude pragmática permite que depois surja uma reabilitação efetiva da cidade”. “Muitas vezes reabilita-se reconstruindo mas depois fica vazio. O mais importante é a reanimação, não a reconstrução. Vamos pegar no tema precisamente ao contrário: reativar, depois reanimar e só depois das coisas estarem reanimadas vale a pena apostar mais na reabilitação”, sublinhou, na Praça da Batalha, onde no sábado promoveu uma “Feira de Trocas” de recolha de artigos para instituições de solidariedade e onde se preparava a reabertura do antigo Cinema Batalha.
Nuno Cardoso considera que aquele espaço, encerrado no final de 2010, constitui um exemplo de como é possível abrir portas e dar vida a património fechado, através de uma “programação aberta à cidade, muito eclética”, com “debates, conferências, música e bailado”, até ao dia 27 de setembro, véspera das autárquicas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem